Bonito é muito mais que isso…

Fotos: Site Bonito On Line
v11_141104.jpg

O mergulho é atividade obrigatória para constatar
que Bonito faz jus ao nome, até debaixo d’água.

Quem conhece Bonito costuma dizer que a cidade é muito mais do que diz seu próprio nome. É linda. Situada a cerca de 290 quilômetros da capital Campo Grande (MS), a pequena cidade de Bonito, com dezessete mil habitantes, é um imenso paraíso de águas doces, formado por mais de dez rios de águas transparentes. Tem inúmeras cachoeiras, lagoas e lagos que são como aquários naturais, com cardumes de peixes multicoloridos.

Além de muita água, Bonito tem também mais de cinqüenta grutas e cavernas secas e inundadas, com formações calcárias denominadas estalagmites e estalactites. Isso tudo a faz ser um destino turístico consolidado que atrai mergulhadores de diversas partes do País e também do exterior e turistas comuns, amantes do ecoturismo. São cerca de setenta mil visitantes por ano, que movimentam a economia do município gerando 56% dos empregos diretos e, segundo dados de 1999, R$ 17 milhões em receita.

A cidade tem mais de oitenta meios de hospedagem, entre hotéis, pousadas, campings e até um albergue da juventude (www.ajbonito.com.br), espalhados pelas áreas rural e urbana. A estrutura turística é composta também por diversos bares e restaurantes que servem desde frutos do mar, até carnes e massas, em sistema a la carte ou buffet.

Gruta do Lago Azul

v12_141104.jpg

Os banhos nas inúmeras cachoeiras asseguram disposição para curtir
os dias quentes, típicos
do centro-oeste.

Um dos locais mais visitados e apreciados pelos turistas que visitam Bonito é a Gruta do Lago Azul, um sítio pré-histórico, com 126 metros de profundidade. Localizado na Fazenda Anhumas, a dois quilômetros da cidade, a gruta é palco de um espetáculo natural, todas as manhãs: os primeiros raios de sol a invadem refletindo na água, o que a torna azulada. Diz-se que o local é um sítio pré-histórico porque foi lá que, em 1992, mergulhadores brasileiros e franceses descobriram fósseis de animais com cerca de dez milhões de anos, dentre os quais um grande bicho-preguiça.

Outro ponto bastante visitado é o Aquário Baía Bonita, a sete quilômetros da cidade. Formado pela nascente do Rio Formoso, é constituído por plantas exóticas e cardumes. No Balneário do Sol, situado às margens do Rio Formoso, pode-se nadar com piraputangas, dourados e curimbas e tomar banho de cachoeira. No local há ainda campos de vôlei e futebol e uma lanchonete.

Já as águas cristalinas do Balneário Municipal permitem visualizar nitidamente várias espécies de peixes, assim como no Balneário Monte Cristo, onde há piscinas naturais e cachoeiras.

Esportes

v14_141104.jpg

A bordo de quadriciclos,
os mais aventureiros desbravam a rota boiadeira.

Elementos naturais favorecem a prática de esportes, como mergulho de superfície ou flutuação, rapel em montanhas e grutas e a cavalgada, que leva o turista a conhecer o cotidiano das muitas fazendas da região.

Para os que querem mergulhar mas não têm muito treinamento, uma boa pedida é fazer o discovery dive, um mergulho que dura cerca de trinta minutos e é feito no Rio Formoso ou no Rio da Prata, a sete quilômetros do centro.

Já para os mais aventureiros, a Fazenda Segredo oferece várias opções de passeios como a descida de bote pelo Rio Formoso e cavalgada por trilhas. Lá o turista pode experimentar ainda um almoço típico.

Uma grande quantidade de animais silvestres compõe a fauna de Bonito. Entre eles estão capivaras, antas, catetos, quatis, cutias, onças-pintadas, tamanduás e veados, além de muitas aves, principalmente araras, tucanos, emas, garças, papagaios e periquitos. A Fazenda São Francisco opera safáris fotográficos, incluindo expedições noturnas, para que o turista possa observar algumas espécies. A fazenda oferece ainda tour fluvial para os que gostam de pescar. Dentre as espécies de peixes mais encontradas em Bonito estão pacus, dourados, bagres, jaús, curimbas e paiuçus.

v13_141104.jpg

Gruta do Lago Azul.

A rota boiadeira é outra opção para quem gosta de atividades mais radicais. Trata-se de uma aventura em trilhas rústicas e cheias de lama a bordo de quadriciclos e, geralmente, seguida de uma parada para banhos nas cachoeiras do local.

Além das atividades na água e na terra, Bonito reserva também atividades suspensas, como o circuito arvorismo, que permite um passeio pelas copas das árvores, por meio de passarelas.

Um dos muitos pontos positivos deste importante destino turístico brasileiro é o clima. A temperatura média de 25 graus torna agradáveis as práticas esportivas e o ecoturismo durante todo o ano. Agora no verão, a chuva é abundante e as temperaturas são bem elevadas, com a máxima chegando a quarenta graus.

Passeios controlados

Com o objetivo de preservar toda a riqueza natural de Bonito, os passeios turísticos são controlados. Com exceção dos balneários, todos os passeios são feitos somente com o acompanhamento de guias credenciados pela Embratur e há um número determinado de visitas diárias. Por isso, as reservas para qualquer passeio devem ser feitas por meio de uma agência de turismo local. Convém também agendar os passeios com antecedência para não correr o risco de não poder fazer algum deles.

O turismo é apenas um dos pilares da economia de Bonito, que é sustentada também pela pecuária (há muitas fazendas com criação bovina), agricultura (a cidade tem dezessete mil hectares de área agricultável, predominando as plantações de soja e milho) e mineração. O subsolo de Bonito protege uma jazida de 51 milhões de metros cúbicos de mármore e também há outros minérios como calcário, cacita, pedras para construção e argila para olaria e cerâmica.

Saiba que em Bonito:

– a hora é uma a menos que o horário oficial de Brasília (DF);

– o serviço de telefonia celular funciona bem no centro, mas o sinal é fraco em locais distantes;

– há cybers cafés com linhas ADSL;

– o pequeno centro tem estabelecimentos comerciais diversos, como lojas de artesanato, supermercados, farmácias, postos de combustível, laboratórios fotográficos, lojas de roupas, oficina mecânica, correio, bancas de jornal, etc.;

– nem todos os estabelecimentos comerciais aceitam cartão de crédito;

– há postos de saúde, clínicas particulares e o Hospital Geral, capacitado a atender emergências;

– os mergulhos autônomos em cavernas podem ser feitos somente por quem tem curso específico;

– não se pode usar filtro solar e repelente na maioria dos passeios como meio de preservação de águas e peixes;

– não é recomendada a ingestão de água dos rios que, mesmo limpa, é rica em calcário e magnésio, podendo fazer mal ao estômago

– as informações turísticas podem ser obtidas no Conselho Municipal de Turismo, pelo telefone (67) 255-2160. Alguns sites para consulta são: www.bonito-ms.com.br; www.bonitonline.com.br; www.portalbonito.com.br; www.guiadebonito.com.br e www.atrativosbonito.com.br.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo