Bombinhas, um espetáculo da natureza

Mesmo sendo a menor cidade do estado de Santa Catarina – talvez até mesmo por isso – Bombinhas é um dos destinos mais procurados por turistas não só do Brasil, mas de toda a América Latina, tanto na alta temporada, quanto nos períodos mais tranquilos do ano. Existem aqueles que procuram estas praias, localizadas a pouco mais de 250 km de Curitiba, e a menos de 80 km de Florianópolis, pelo movimento festivo do verão, e até mesmo pelos esportes de natureza como mergulho em águas de um verde claro transparente, e o surf nas ondas de praias como Quatro Ilhas e Mariscal. Realmente encontram-se lá todas as atividades para estes gostos mais agitados.

Por outro lado, Bombinhas também é um local ideal para aqueles que estão em busca do descanso, da tranquilidade de areias finas, do passeio pela beira da praia com os pés na água, observando a transição do sol sobre morros verdes, sobre as formações de rochas grandiosas e a brisa temperada pelo mar. Se o objetivo é uma viagem a dois, a “península encantada”, como é conhecida pelos moradores, torna-se quase que um destino obrigatório, principalmente pelas paisagens pitorescas que podem acender um romance ou mesmo dar um novo ar de paixão a um casal consolidado.

As praias mais conhecidas são Bombas e Bombinhas, que margeiam o centro do município recentemente emancipado. Porém, são mais de 20 praias, algumas com traços da modernidade, outras como a de Canto Grande e Zimbros, pintadas com a simplicidade dos pescadores, seus barcos e casas de madeira. Antes de 1992, Bombinhas era apenas um distrito da cidade de Porto Belo, que hoje serve de porta para a península, no trajeto vindo pela rodovia BR-101. Separação que para muitos moradores foi o divisor de águas que trouxe infraestrutura para a região, colonizada por açorianos a partir do século dezenove, mas que tem marcas de ocupação indígena que datam aproximadamente dois mil anos.

Mesmo com sua autonomia política, Bombinhas continuou sendo uma região de difícil acesso, com apenas uma estrada fazendo ligação à Porto Belo. Isso acaba causando congestionamentos na época de alta temporada, entretanto, ironicamente serviu de escudo para região contra abusos cometidos em outros paraísos, que acabaram perdendo o brilho natural. A estrela mais charmosa do litoral catarinense é protegida rigorosamente por leis ambientais. O município tem 36km2 de área total e 75% deste território é considerado zona de preservação ambiental, da qual faz parte a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, uma das praias de mergulho de maior prestígio nacional. “Um delírio para os adeptos do esporte”, segundo especialistas.

O pressuposto de que em Bombinhas, tanto viajantes de espírito calmo quanto agitado encontrarão o que procuram é absoluto. Somente em relação à origem do nome da cidade é que ainda restam dúvidas. Existem duas versões. Uma de que o som da arrebentação das ondas lembra bombinhas explodindo. Outra aponta a areia da praia, abundante em cristais de quartzo, que ao caminhar provocam pequenos estalos. Somente indo visitar para descobrir qual delas faz mais sentido.

Voltar ao topo