Foto: Ieda Funari
Da antiga vila de pescadores sem estrutura turística, ficou somente a beleza natural.

Bombinhas comemora amanhã, dia 15, seu 15.º aniversário como um destino turístico consolidado. Uma série de eventos esportivos faz parte da programação de aniversário, que começou no último domingo, com a tradicional corrida de canoa. Amanhã, uma solenidade que irá relembrar a emancipação do município de Porto Belo e um culto ecumênico abrirão as comemorações do dia, seguidas de shows da banda Dazaranha e de um grupo gaúcho. No dia 1.º de abril, a Corrida Rústica de Aniversário encerrará os festejos.

continua após a publicidade

Ao completar quinze anos, o município, de onze mil habitantes, que se situa no litoral norte de Santa Catarina, não lembra, nem de longe, aquela pequena vila de pescadores, de colonização açoriana e sem estrutura, que atraía visitantes simplesmente por sua beleza natural e somente nos meses do verão.

Bombinhas continua pequena, mas só no tamanho, pois cresceu em atrativos e se profissionalizou para receber uma gama bem maior e mais diversa de turistas, que hoje a procuram o ano todo. Nos seus pouco mais de 36 mil quilômetros quadrados, ostenta uma grande diversidade biológica e 22 praias com características para agradar turistas de todas as idades.

Mergulho

Muitas pessoas vão a Bombinhas para mergulhar, afinal, o município é um dos melhores lugares do Brasil para essa prática, assim como outros pontos da Costa Esmeralda, região que compreende também Itapema e Governador Celso Ramos.

continua após a publicidade

A diretora de Turismo, Nívea Pücker, destaca a Ponta da Sepultura, na Praia de Bombinhas, como um excelente local para a prática do mergulho com snorkel e a Ilha do Arvoredo para o mergulho autônomo (com cilindro). ?Só que, como se trata de uma reserva biológica, o mergulho na ilha só é permitido em uma área específica?, lembra. Há muitas escolas de mergulho que ensinam e propiciam a prática desse esporte, de maneira profissional, em Bombinhas.

Hospedagem

Além da beleza natural, o município oferece hoje uma boa infra-estrutura hoteleira, que estimula a permanência do turista por mais tempo. Ao todo, são 94 hotéis e pousadas que somam oito mil leitos. Parece uma oferta muito grande para o tamanho de Bombinhas, mas não é. Todos ficam lotados de dezembro a fevereiro, obrigando muitos dos 150 mil turistas que visitam o município nessa época a procurarem hospedagem em campings e casas de aluguel.

continua após a publicidade

Um dos estabelecimentos que chamam a atenção na beira-mar é a Pousada Vila do Farol, não só por seus prédios multicoloridos, mas pela estrutura de hospedagem que oferece. São flats equipados, de um, dois ou três quartos, todos com camas king size, tevê e ar-condicionado, cozinha, telefone e cofres eletrônicos. Na área de lazer, sala de tevê/DVD e home-teather, salas de recreação infantil e de jogos, internet, piscina, serviço de atendimento de bar na praia e business center. O hotel tem também uma estrutura para eventos. Informações: www.viladofarol.com.br ou (47) 3393-9000.

Também na praia central de Bombinhas, está a Vila do Coral, com apartamentos com sacadas e vista para o mar. São equipados com tevê e ar-condicionado, telefone, frigobar, cofres eletrônicos e camas king-size. A estrutura conta também com salas de tevê/DVD e de jogos, fitness, internet, minibiblioteca, sala de recreação infantil, piscina e serviço de praia. Mais informações: www.viladocoral.com.br e (47) 3393-9333.