Blumenau sedia a mais tradicional festa alemã

Começou no dia 3 e vai até o dia 20 de outubro, a 30.ª Edição da Oktoberfest, a festa alemã celebrada em Blumenau (SC). Ao todo são mais de três mil profissionais trabalhando para garantir que tudo acabe bem e no final ainda reste um pouquinho de cerveja para comemorar.

O evento, que reúne milhares de pessoas de todos os cantos do país e do mundo, já recebeu mais de 20 milhões de visitantes em quase três décadas da festa. E aqueles que estão presentes todos os anos sempre se surpreendem, pois as atrações são renovadas e cada edição parece como se fosse a primeira.

Na edição deste ano o Bierwagen já está rodando pelas ruas da cidade. É um carro que circula pelo centro da cidade distribuindo chope de segunda a sexta-feira, sempre às 16h, e também no sábado, às 10h. E por falar em chope, a Secretaria de Turismo (Sectur) e o Parque Vila Germânica, organizadores da festa, prepararam mais uma novidade. A partir desta edição, cervejarias artesanais distribuídas em todos os três setores do Parque, e mais de 36 tipos de cerveja serão comercializados, 20% delas seguindo a Lei de Pureza Alemã.

De acordo com os organizadores são esperadas cerca de 500 mil pessoas para a festa, que funciona diariamente até o dia 20.

Nas segundas e terças-feiras, os pavilhões ficam abertos das 18h até à 00h, nas quartas-feiras das 18h às 2h e, nas quintas-feiras, das 18h às 3h. Na sexta-feira, a festa também inicia às 18h, mas termina somente às 5h, mesmo horário do término da festa no sábado, quando os pavilhões abrem às 11h. No domingo a festa também começa às 11h, mas os pavilhões são fechados à 00h, com exceção do setor 3, que não abre neste dia. Durante o dia, o Parque Vila Germânica, as lojas e os restaurantes funcionam normalmente.

Quilômetros rodados

Uma novidade começa a valer nesta edição da festa. A partir de agora, o Concurso Nacional de Chope em Metro passa a ser realizado com o chope sem álcool. O concurso vai acontecer diariamente, sempre no setor 2 do Parque Vila Germânica, às 21h45. Quem quiser se inscrever precisa apenas se dirigir ao lado do palco do setor, a partir das 20h.

Para garantir a segurança da festa, mais de 400 homens da Polícia Militar, Polícia Civil e outros agentes vão trabalhar, além disso, alguns setores receberão reforços vindos de outras cidades.

Animação garantida

Três bandas internacionais, duas da Alemanha e uma austríaca, além de 40 atrações nacionais vão garantir a animação da festa na Vila Germânica. Mas não é só isso. Para quem não quer ver os shows, pode balançar ao som de 12 bandas, que tocam diariamente em vários pontos da cidade, garantindo a animação de blumenauenses e turistas que passarem pelas ruas centrais.

Crianças e idosos estão com a agenda garantida. Em todos os dias haverá programação especial.

Para quem não bebe, há várias opções de refeições. Desde lanches rápidos até restaurantes com comidas típicas. Somente na área de alimentação são quase 500 funcionários, e os valores dos pratos variam de R$ 6,00 a R$ 35,00.

Mais informações, ingressos e reservas podem ser feitos no www.oktoberfestblumenau.com.br.

Sabores germânicos

A Oktoberfest Blumenau é um evento que evolui ano após ano. Em 2013, uma das grandes mudanças é a diversidade da gastronomia. A Secretaria de Turismo e o Parque Vila Germânica, os organizadores da 30ª Oktoberfest, vêm com a proposta de ressaltar os sabores da cul,inária alemã e valorizar a produção gastronômica local. Todos os pontos de alimentação da festa ofertarão iguarias com ingredientes predominantemente germânicos.

Nesta edição da maior festa alemã brasileira, todos os setores do parque terão restaurantes, além de pontos de alimentação também no Kinderplatz e na novíssima e inédita praça de alimentação, construída especialmente para a Oktoberfest, na área externa do pavilhão, em frente ao Biergarten. ‘A intenção é oferecer maior comodidade, variedade e qualidade ao visitante’, comenta Ivone Lemke, diretora de Eventos e Operações do Parque Vila Germânica.

Os restaurantes

Os pontos de gastronomia da festa oferecerão aos visitantes pratos como Eisbein, o tradicional e delicioso joelho de porco, marreco recheado acompanhado de purê de maçã e repolho roxo, frango com cogumelos ao molho de cerveja, salsichões brancos e vermelhos, linguiças, língua bovina ao molho de ervilhas, chucrute e muitas outras delícias germânicas. São opções que atiçarão não só o paladar, mas também a curiosidade do visitante, à venda nos restaurantes da festa.

O setor 1 da Vila Germânica contará com um restaurante em estilo buffet. Uma das estrelas germânicas de seu cardápio é o goulash, um ensopado de carne com sabor marcante de páprica doce. A sugestão dos entendidos nessa culinária é que o prato seja acompanhado de spatzle, uma espécie de massa típica alemã bastante macia e com formato um pouco maior que um grão de arroz, ou com os já familiares arroz ou macarrão. A língua bovina com ervilhas, acompanhada de arroz branco, é uma opção também bastante recomendada.

Nos setores 2, 3 e no Biergarten, os restaurantes servirão empratados. As opções são inúmeras. O destaque do restaurante do setor 2 é o centenário kassler, um corte de carne suína salgada e levemente defumada, que deixa a carne muito saborosa e suculenta, que pode ser acompanhado de purê de batatas e salsichas vermelha e branca. A experiência com a culinária germânica não terminará no prato principal; o apfelstrudel, uma massa folhada com recheio de maçã, coberta em chantilly e calda de morango, é a sobremesa perfeita para esta refeição.

O setor 2, além do restaurante, conta com o quiosque do Senac, que será comandado pelo renomado chef alemão, Heiko Grabolle. A escola de gastronomia da instituição trará o bratwurst e o currywurst, lanches muito populares na Alemanha. ‘O convênio com o Senac é uma forma do município incentivar o estudo da gastronomia’, comenta Ricardo Stodieck, presidente do Parque e secretário de Turismo de Blumenau.

O restaurante do setor 3 oferecerá pratos à base de pato, que foram criados especialmente para a Oktoberfest. Serão servidas opções de pato com maçã, pato com repolho roxo, com castanhas e frutas secas e pato ao molho roti, um molho feito à base de tutano, manteiga e pimenta. O tradicional Eisbein poderá ser saboreado no Biergarten, que em seu restaurante também oferecerá opções como marreco recheado, frango com cogumelos ao molho de cerveja e hackepeter, carne moída crua, com uma série de temperos.

Voltar ao topo