Os preparativos para a 23.ª edição da Oktoberfest, em Blumenau, Santa Catarina, já começaram. A festa, que é a maior de tradição alemã nas Américas, acontecerá este ano de 5 a 22 de outubro, na Vila Germânica, com algumas novidades. A primeira é a inclusão de mais uma cervejaria artesanal – de Pomerode – que ajudará a abastecer a festa nos dezessete dias de realização. Durante a festa, será inaugurado um restaurante, que servirá comida típica alemã, além de churrasco e café colonial. A expectativa da organização é a de atrair quinhentas mil pessoas nos 17 dias de evento, entre blumenauenses e turistas. Ano passado, foram 370 mil.
A diretoria de eventos do Parque Vila Germânica acaba de dar início à comercialização dos camarotes. ?Este ano, dez espaços vips foram colocados à disposição das empresas e patrocinadores da festa?, informa o diretor Celso Leme Ferrari. Ele lembra que, em função da remodelação do Parque Vila Germânica, os espaços destinados a este fim foram reduzidos.
Colonização alemã
A temática dos desfiles da Oktoberfest é a Colonização Alemã do Vale do Itajaí. ?Os carros alegóricos devem levar em conta o tema principal, destacando aspectos da imigração germânica em nossa região?, enfatiza o presidente da comissão central organizadora, Carlos Schlemper. Na avaliação das propostas apresentadas, a comissão levará em consideração ainda a criatividade, o uso do material e os tipos de ornamentos.
Ao todo, os desfiles deste ano vão contar com quinze carros alegóricos e doze carros à tração animal. O presidente da comissão informa que as pessoas/empresas interessadas em patrocinar os carros alegóricos e mesmo os de tração animal, devem contatar com a comissão pelo telefone do Parque Vila Germânica (47) 3326-6901.
Programação
A programação diária da festa já está disponível no site oficial -www.oktoberfestblumenau.com.br – e vai ao encontro de um dos objetivos da organização do evento: resgatar o espírito familiar da festa. No site são informados também os preços do ingresso dia a dia. Os valores foram fixados em R$ 5, de domingo a quinta, e R$ 10, nos finais de semana, incluindo o dia 11 de outubro, véspera de feriado nacional. Este ano, não será cobrado ingresso para os dias 5 (primeiro dia da festa) e 22 (domingo de encerramento do evento).
Conforme a programação oficial, o Bierwagen, carro da cerveja, vai desfilar praticamente todos os dias, a partir das 16h30, pelas ruas centrais da cidade, fazendo a distribuição gratuita de chope para blumenauenses e turistas. Todos os dias, os pavilhões vão abrir às 12h para visitação. ?Como há muitos turistas na cidade, se torna interessante permitir a visitação. Afinal, o local de realização da Oktoberfest já é em si um atrativo aos visitantes?, comenta Norberto Mette, diretor-presidente do Parque Vila Germânica. As bilheterias para venda de ingressos vão abrir às 18h, durante a semana, e às 15h, nos domingos.
A festa
A Oktoberfest de Blumenau é a segunda maior festa de tradição germânica do mundo, perdendo somente para a Oktoberfest de Munique, na Alemanha, realizada há duzentos anos. São 17 dias de evento, animados por cerca de trinta bandas nacionais e alemãs que proporcionam mais de 450 horas de música. A animação acontece de segunda a sábado, a partir das 19h e domingo, a partir das 11h. Nos 22 anos em que é realizada, a Oktoberfest brasileira já reuniu quinze milhões de pessoas.
Festa regada a chope regional
O chope produzido de forma artesanal na região do Vale do Itajaí vai
estar novamente presente na Oktoberfest. Este ano, entretanto, serão
cinco cervejarias – uma a mais que em 2005 – a oferecer variedade de
chope para os visitantes. São elas: Eisenbahn e Bierland, de Blumenau;
Heimat, de Indaial; Zehn Bier, de Brusque e, estreando na Oktober, a
Schoernstein, de Pomerode. As cinco artesanais vão oferecer a bebida ao
lado da nacional Brahma, patrocinadora oficial da promoção.
?A presença das cervejarias artesanais tornou-se fundamental na
festa?, observa o diretor-presidente do Parque Vila Germânica, Norberto
Mette. A primeira participação das pequenas empresas em 2005 comprovou
o interesse do público pelo chope produzido de forma artesanal na
região. ?O volume de vendas superou a expectativa dos empresários e
mostrou que a bebida regional tem larga aceitação entre os visitantes?,
destaca Mette.
A estreante Schornstein, que entrou há apenas um mês no mercado,
produz mensalmente quinze mil litros e vai disponibilizar para a festa
dez mil litros. A Bierland vai oferecer três tipos de chope: pilsen,
bock e weissen. A empresa vai dobrar a capacidade de fornecimento, de
dez mil para vinte mil litros de chope. A Heimat, de Indaial, vai
operar este ano com a mesma capacidade de 2005, ou seja, nove mil
litros de chope. A cervejaria brusquense Zehn Bier vai participar da
festa com mais capacidade de fornecimento: 10 mil litros, dois mil a
mais que em 2005.