Belo Horizonte une lazer e trabalho

Outro grande potencial eleva ainda mais a competitividade da capital mineira na busca por turistas: a oferta de variados e interessantes destinos no seu entorno.

A capital é o portão de entrada para as cidades históricas de Minas, como Ouro Preto, Congonhas, Sabará, Tiradentes, Catas Altas e São João del Rei – só para citar as mais conhecidas -, que recebem muitos grupos de turistas estrangeiros, provenientes da França, Itália, Alemanha, Espanha, Portugal, entre outros países.

Além disso, lugares como o distrito de Macacos, Lavras Novas e a Serra do Cipó, que têm atraído centenas de turistas de todo o País, principalmente do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e estados do Sul, são ótimos para a prática do turismo ecológico e de aventura.

Os atrativos gastronômicos e culturais de BH e os naturais do seu entorno colaboram para alavancar a principal vocação da cidade: o turismo de negócios. Além de ser agradável e com geografia privilegiada, Belo Horizonte apresenta fácil deslocamento interno, é bem sinalizada e tem boa infra-estrutura de transporte.

Foto: Geraldo dos Anjos
Distritos da capital atraem turistas para a prática do ecoturismo e turismo de aventura.

A capital conta com um parque hoteleiro com mais de dez mil apartamentos e 16 mil leitos distribuídos por hotéis que vão dos mais simples até os cinco estrelas. Além disso, a cidade conta com mão-de-obra qualificada e apresenta pequenas distâncias entre os hotéis e os centros de convenções, que estão entre os mais modernos do País.

As obras de ampliação do Expominas – principal espaço de eventos da capital mineira – o transformou em um dos mais modernos e bem-estruturados centros de feiras e convenções do Brasil. No total, são 72 mil metros quadrados de área construída, divididos em três pavilhões, salão multiuso, espaço para montagens externas e estacionamento.

Eventos e campanhas

Toda essa demanda pela realização de turismo de negócios em Beagá se deve, em grande parte, à atuação do Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau – que em 2007 completou 10 anos de existência -, sempre com o apoio e empreendedorismo do trade e dos governos estadual e municipal.

Durante todo este período, o trabalho realizado pela entidade foi um dos principais catalisadores para a arrancada de BH rumo à excelência no turismo de negócios. E os números comprovam: nestes 10 anos de atuação, foram captados mais de 230 eventos nacionais e internacionais, de pequeno, médio e grande portes, responsáveis por trazer a Belo Horizonte um número aproximado de 400 mil turistas.

A entidade também criou uma série de campanhas para valorização da cidade, como ?Eu amo BH radicalmente?, ?BH 360º?, e, mais recentemente, ?BH é o lugar pra gente se encontrar?. Nessas e em todas as outras ações, os benefícios foram grandes para os setores de hotelaria, gastronomia, transporte, lazer, comunicação, montagem de eventos, entre outros. O turismo, principalmente o de eventos, é uma atividade que movimenta mais de 52 nichos de mercado, em diferentes segmentos econômicos, com reflexos a curto, médio e longo prazos para a economia e arrecadação fiscal do município. ?Para se ter idéia, o índice de ocupação na rede hoteleira de Belo Horizonte – hoje muito mais desenvolvida – é de mais de 65%, com picos constantes de lotação máxima, o que deixa claro o ritmo de crescimento do setor?, comenta Paulo Azevedo, superintendente executivo do Belo Horizonte Convention and Visitors Bureau.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo