Foto: Geraldo dos Anjos
Praça da Liberdade, parte
do roteiro turístico arquitetônico.

Muitas são as referências que se tem de Belo Horizonte. A capital da terra do pão de queijo é conhecida por estar diretamente ligada a lazer, cultura, natureza e negócios. Graças ao patrimônio histórico-arquitetônico, à eficiente infra-estrutura urbana, aos atrativos naturais e ao calor humano dos mineiros, BH vem se consolidando também como um dos principais destinos para o chamado turismo de eventos e negócios.

continua após a publicidade
Fotos: Henry Yu
O artesanato típico pode
ser adquirido no
Mercado Central.

A cidade, que completou 110 anos em dezembro, é também a porta de entrada de centenas de visitantes do Brasil e do exterior, que vão em busca da história, gastronomia e dos atrativos naturais das cidades históricas no entorno, como Ouro Preto, São João Del Rei e Tiradentes.

BH é conhecida como capital nacional dos bares e botecos.

Além da facilidade de acesso aéreo e rodoviário – a cidade fica no centro do eixo Rio/São Paulo/Brasília -, Belo Horizonte também se destaca por outros motivos, como a beleza de seus conjuntos arquitetônicos – entre eles os complexos das praças da Liberdade e da Estação e a famosa Lagoa da Pampulha, concebida por Juscelino Kubitschek. Em torno dela nasceu a moderna arquitetura brasileira, em construções como o Museu de Arte Moderna, a Casa do Baile, o Iate Clube e a Igreja da Pampulha, que levam a assinatura do mestre Oscar Niemeyer, com jardins de Burle Marx.

Culinária famosa por ser
saborosa e bem temperada.
continua após a publicidade

Outro passeio típico para quem visita Belo Horizonte e quer conhecer um pouco mais sobre a cultura e o artesanato mineiro é o Mercado Central, um dos pontos de encontro mais tradicionais da cidade, onde o turista vai encontrar artigos típicos da cultura mineira como queijos, doces e cachaças, enfeites e adornos, além de especiarias e quitutes da culinária de Minas Gerais. Outra opção é andar pela feira de artesanato da Avenida Afonso Pena, conhecida como Feira Hippie. Ela funciona sempre aos domingos pela manhã e conta com mais de três mil expositores e produtos de vestuário, acessórios, enfeites e utilidades.

Figura alada é peça do Museu de Arte Moderna.

Para completar, a culinária mineira é um capítulo à parte na história de BH. Além dos típicos pão-de-queijo, feijão tropeiro e frango com ora-pro-nóbis, a cidade apresenta excelentes restaurantes com gastronomia mundial. Para quem não abre mão da ?balada?, a noite da cidade é uma das mais agitadas do País, com centenas de pontos de encontro, festas e shows. Não é à toa que Belo Horizonte é conhecida como a capital nacional dos bares e botecos.

continua após a publicidade