Belezas do Parque Estadual Marinho da Laje de Santos

O Parque Estadual Marinho da Laje de Santos (PEMLS) é o primeiro e único parque marinho dentre as Unidades de Conservação do Estado de São Paulo e tem como objetivo a proteção do ambiente marinho.
É um local de grande interesse para a conservação da diversidade biológica na costa do Estado de São Paulo, uma vez que a ausência de outras formações rochosas ou ilhas em áreas próximas acarreta grande concentração de peixes de passagem e recifais na área.

O PEMLS inclui não apenas a Laje de Santos, mas também os Parcéis (formações rochosas submersas) como o Parcél do Bandolim, das Âncoras, Brilhante, do Sul e Novo, além dos Rochedos conhecidos como Calhaus.
O Parque é um dos principais pontos de mergulho e fotografia submarina do País, devido a grande visibilidade que pode alcançar até 35 m de profundidade nos melhores dias. O Parque é aberto para visitação e constitui um local de desenvolvimento de atividades de educação ambiental e científicas, proporcionando contato direto com os diferentes ecossistemas que ainda podem ser conhecidos e compreendidos.

A Laje de Santos, com 33 metros de altitude, 550 metros de comprimento e 185 metros de largura máxima, tem a forma que lembra uma baleia. A declividade é mais acentuada no seu lado mais exposto às ondas (sul-sudeste) e mais suave no lado norte-nordeste, seu lado abrigado.
Informações pelo telefone (13) 3261-3445