Belezas do Parque Est. do Forno Grande

Criado em 31/10/60 como Reserva Florestal, passou a Parque Estadual do Forno Grande em 1998, pela lei n° 7.528, objetivando a conservação da fauna e flora locais. O Parque Estadual do Forno Grande (PEFG) protege o segundo maior ponto culminante do Espírito Santo, o Pico do Forno Grande, com 2.039m, compreendendo uma área de 730 hectares.

O Parque possui estrutura aberta ao público, com centro de visitantes e trilhas de fácil acesso. O centro de visitantes possui banheiros, bebedouros e coleções de fauna e flora. O parque ainda conta com um alojamento restrito para pesquisadores, com camas, colchões, cozinha e banheiro. Não há camping ou lanchonete no interior do parque, mas há pousadas e restaurantes nas proximidades, que oferecem diversos serviços e áreas de lazer.

O local possui grande riqueza biológica. Sobre os musgos das pedras proliferam espécies raras de orquídeas e bromélias. No local vivem espécies de animais em extinção, tais como a jaguatirica e o macaco mono carvoeiro. Trilhas cortam a Mata Atlântica e levam aos mirantes naturais nos pontos de elevadas altitudes, de onde se tem uma ampla vista panorâmica.
Todo o passeio deverá ser agendado com antecedência de pelo menos 24 horas (1 dia), e deverá ser sempre acompanhado por um guarda-parque do IEMA. O acesso ao Parque é feito por estrada de terra de bom estado de conservação.
Agendamento de visitas e informações pelo telefone (27) 3248-1156

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna