As belas paisagens do litoral norte ao sul no Rio Grande do Sul. De Torres até Chuí, a extensão quase contínua da praia tem uma morfologia de identidade: praias retilíneas, dunas e lagoas.
A planície costeira somente é interrompida pelas embocaduras do Rio Tramandaí e pela Barra do Rio Grande, no estuário da Laguna dos Patos. O Litoral Norte possui um grande número de lagoas costeiras fechadas e o encontro com o planalto basáltico tem como testemunhas as guaritas da praia de Torres.
O Litoral Sul caracteriza-se por restingas costeiras (grandes acumulações sedimentares de origem recente), que funcionam como uma espécie de barragem do importante sistema lagunar e ambientes lacustres interiores.
Turisticamente, essa região é conhecida como Costa Doce. É possível navegar do Uruguai a Porto Alegre pelas lagoas ou por mar até a cidade do Rio Grande. O litoral sul possui boa infra-estrutura de clubes naúticos. No litoral norte é possível navegar de Osório a Tramandaí e até Torres pelas lagoas.
As correntes marítimas Brasil, Malvinas e costeiras circulam pelo litoral gaúcho. As maiores ondas são as do quadrante sul, podendo atingir até quatro metros. As ondas originadas pelos ventos nordeste, sueste e sudoeste variam entre um a dois metros. O clima no Rio Grande do Sul é uniforme, temperado.
A maritimidade possui influência na formação de brisas. A presença das correntes marinhas do Brasil (quente) e das Malvinas (fria) produz um ambiente tépido, proporcionando temperaturas brandas no inverno, com os ventos influenciando na sensação térmica.