De 8 de setembro a 2 de outubro, Bonn, na Alemanha, vai sediar a Beethoven Fest, um evento que traz para a cidade natal do compositor nada menos que 64 eventos e uma série de shows paralelos. Este ano o tema é a relação da música de Beethoven com a cultura francesa e a influência que ele recebeu da Revolução Francesa. Beethoven nasceu em 1770 e a casa onde sua família morava é um dos pontos turísticos de Bonn. Quem for à Beethoven Fest vai ter a oportunidade de assistir a concertos, recitais, shows e ouvir não apenas composições de Beethoven, mas de Liszt, Debussy, Bach e outros. Mais de quarenta mil ingressos já foram colocados à disposição.
A Beethoven Fest começou em 1845, quando se celebravam 75 anos do nascimento do músico. Neste primeiro evento estiveram presentes artistas ilustres como Hector Berlioz, Louis Spolir e Franz Liszt. Anos mais tarde, em 1931, o festival foi retomado.
A casa onde morou o compositor, em Bonn, é um dos atrativos para turistas. |
Além do festival, quem for a Bonn vai se surpreender com o charme e a riqueza cultural desta cidade, às margens do Rio Reno. São dois mil anos de história e vários monumentos, paisagens românticas e, claro, os deliciosos beer gardens, locais bastante agradáveis para apreciar a cerveja alemã.
A Alemanha faz parte da Comissão Européia de Turismo, uma organização sem fins lucrativos com sede em Bruxelas, na Bélgica. Fundada em 1948, reúne 33 países com um objetivo em comum: promover a Europa e seus destinos turísticos por todo o mundo. Hoje, o grupo operacional da CET para a América Latina tem nove países integrantes – Alemanha, Espanha, França, Grã-Bretanha, Irlanda, Itália, Polônia, Portugal e Suíça.
O endereço da Comissão Européia de Turismo na internet é www.visiteurope.com
Mais informações sobre a Beethoven Fest podem ser obtidas junto ao DZT, órgão oficial do turismo alemão, pelo telefone (11) 5181-2310 ou nos sites www.germany-tourism.de e www.beethovenfest.de.