Barreiras está localizada à margem esquerda do Rio São Francisco, no extremo Oeste da Bahia. Uma terra de belezas, proporcionadas pelas águas cristalinas dos seus rios, misturas da vegetação, aliados à cultura diversificada e a uma rica história de um povo destemido e alegre. Barreiras é uma das novas promessas do ecoturismo na Bahia.
Aqueles que tem como opção o ecoturismo, encontram muitas opções de aventuras e roteiros praticamente inexplorados, provocando sensações de satisfação ao se reencontrar com as belezas das diversas cachoeiras, rios e serras, com possibilidades de praticar esportes como o bóia-cross, rafting, mergulho, rapel entre outros.
Cachoeiras do Acaba Vida: O Rio de Janeiro forma os mais belos cartões postais de Barreiras. A Cachoeira possui 36m de queda livre de exuberante beleza, emoldurada pela mata, oferece um visual que causa impacto a seus visitantes.
Cachoeira do Redondo: Seguindo mais 20 km após a Cachoeira do Acaba Vida em estrada de terra, chega-se a Cachoeira do Redondo, que tem uma queda d’água compacta formando enormes piscinas de águas cristalinas o que propicia um excelente banho.
Rio de ondas: O Rio tem a calha coberta por pedras formando saltos e corredeiras espumantes e ondas que deram origem a seu nome, que propiciam uma diversão local. O “bóia cross” é uma deliciosa forma de descer o rio navegando em câmaras de ar, ou ainda se preferir em botes e caiaques.