Barreiras está localizada à margem esquerda do Rio São Francisco, no extremo Oeste da Bahia. É o principal centro urbano, político, tecnológico e econômico da região. Uma terra de belezas, proporcionadas pelas águas cristalinas dos seus rios, misturas da vegetação, aliados à cultura diversificada e a uma rica história de um povo destemido e alegre.
Para quem não conhece, esta é Barreiras, uma das novas promessas do ecoturismo na Bahia. Quem já visitou os rios, cachoeiras, corredeiras, veredas, serras e chapadões do município, tudo rodeado pela rica fauna e flora do cerrado do oeste baiano, já considera Barreiras como o novo oásis do turismo baiano.
Aqueles que tem como opção o ecoturismo, encontram muitas opções de aventuras e roteiros praticamente inexplorados, provocando sensações de satisfação ao se reencontrar com as belezas das diversas cachoeiras, rios e serras, com possibilidades de praticar esportes como como, o bóia-cross, rafting, mergulho, rapel entre outros.
Outra opção de lazer é apreciar a estonteante queda d’água da Cachoeira do Acaba Vida e juntar o prazer de estar nesse paraíso praticando o rapel, um dos esportes que consegue emanar no praticante a sensação de êxtase e adrenalina.
Em outro local próximo, existe a Cachoeira do Redondo. Neste local é possível ter a sensação de liberdade na prática da tirolesa, um esporte praticado por alpinistas e aventureiros que buscam conhecer novas emoções. Ainda pode-se contemplar a Serra do Mimo, onde a natureza se encarregou de formar sua própria “cidade de pedras”. Na Serra da Bandeira existe uma vista repleta de detalhes, com uma pista natural para a prática do parapente, esporte praticado em queda livre onde o homem controla o tempo e o seu prazer.
Barreiras também possui um riqueza arquitetônica e cultural, fruto da diversidade do seu povo. Construído em quase três séculos, desde quando surgiu o pequeno Arraial de São João das Barreiras, a parte histórica do município aguça a curiosidade dos turistas.
Os turistas podem desfrutar de um passeio no calçadão do Centro Histórico, nas proximidades do antigo cais e porto da cidade.
Barreiras é considerada o oásis do turismo baiano
3 minutos de leitura
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna