As baleias francas estão no Brasil desde julho. Aqui, o refúgio são as águas do litoral sul de Santa Catarina. Os mamíferos saem da Antártica para ter seus filhotes e amamentá-los em águas mais quentes e tranqüilas.
Na Argentina, no entanto, o destino de observação de baleias é a Península Valdés, próxima a Trelew. A região concentra uma das mais ricas reservas de fauna e é possível se aproximar bastante dos animais.
Até novembro é o melhor período para avistar as baleias. Operadoras locais oferecem passeios com pequenas embarcações que chegam bem perto dos mamíferos, que medem até 12 metros de comprimento.
Entre as outras espécies que habitam a região estão elefantes marinhos, com mais de cinco metros de comprimento e três toneladas de peso, e os simpáticos pingüins magalhânicos.
Em Punta Tombo existe algo em torno de um milhão e meio de animais. O curioso é observar que os pingüins cavam buracos para construir seus ninhos e criar os filhotes. Regularmente, eles vão até o mar pescar, por isso, podem ser vistos em terra ou no mar.
A Expedition, uma operadora especializada em programas para o cone sul, oferece pacotes de seis dias para esta região. A viagem, já em território argentino, começa por Buenos Aires, com embarque em vôo para Trelew. São três dias em Trelew com os passeios e retorno via Buenos Aires.
O pacote completo, com passagens aéreas, ida e volta, hospedagem e os passeios mencionados, custa a partir de US$ 1.295 por pessoa em apartamento duplo. As saídas são diárias. Mais informações: (11) 3253 2128 ou www.expedition.cl. Consulte seu agente de viagens.