O São João da Bahia 2009 foi lançado oficialmente na quinta-feira (21), para representantes do trade turístico, artistas e jornalistas, na sede do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), no Pelourinho.
Com festa nos 417 municípios do Estado, o São João da Bahia é uma das principais armas da Secretaria de Turismo do Estado e da Bahiatursa para minimizar os efeitos da sazonalidade e reverter as quedas na taxa de ocupação, registradas todos os anos no mês de junho.
Iniciada em 2008, a campanha visa atrair visitantes para as cidades consideradas portões de entrada do Estado: Salvador, Ilhéus, Porto Seguro. Para este ano, foram incluídas mais duas cidades: Bom Jesus da Lapa e Lençóis, que este mês voltou a receber voos regulares.
Se no cenário nacional a Bahia busca a liderança do turismo nas festas juninas do Nordeste, sob o ponto de vista do turismo interno a festa é um fenômeno de ocupação em pelo menos 20 municípios, independentemente se a região é turística ou não.
Em cidades localizadas em pleno semiárido, os meios de hospedagem ficam completamente lotados, o que leva milhares de pessoas a alugar imóveis para a temporada. Não há dados oficiais sobre a movimentação financeira do mercado de locação de imóveis em cidades do interior, mas é certo que muitas famílias colocam as finanças em dia por conta da renda extra.