Transamérica Ilha de Comandatuba: paraíso tropical. |
A Bahia foi eleita o melhor destino turístico da América do Sul e acaba de receber o cobiçado World Travel Awards 2002, em concorrida festa realizada em St. Lucia, no Caribe.
O prêmio, famoso em toda a Europa, elege os melhores em 12 categorias de turismo e viagem de todo o mundo, que é dividido em oito áreas continenteais – África, América do Sul, Ásia/Pacífico, Caribe, América Latina/Central, Europa, Oriente Médio e América do Norte.
A escolha é feita em votação via internet por agentes de viagem, operadores, jornalistas e especialistas em viagem e turismo de 200 países. A apuração é processada na Inglaterra e o resultado, inclusive, tem grande repercussão na WTM (World Travel Market), uma das maiores feiras do setor turístico do mundo, realizada anualmente em Londres, e que este ano aconteceu em novembro passado.
Cinco premiações
Entre todos os estados brasileiros com tradição em turismo, a Bahia foi o grande vencedor do World Travel Awards, pois entre os 12 prêmios distribuídos para a América do Sul, o Brasil ficou com sete e, desses, o levou cinco, ou seja, ganhou 71,42% da premiação destinada ao país.
Além de ser escolhida como o melhor destino turístico da América do Sul, a Bahia conquistou mais quatro prêmios: a Bahiatursa foi eleita a melhor empresa de turismo, o Centro de Convenções do Estado também foi considerado o melhor espaço para eventos, o Transamérica Comandatuba o melhor resort e o Bahia Othon o melhor hotel para congresso. Isso tudo em nível do continente sulamericano.
Das sete premiações que o Brasil ganhou, a Bahia somente não ficou com a de melhor aeroporto, eleito o do Rio de Janeiro, e a melhor companhia aérea, cuja escolha apontou a Varig. Os resultados do prêmio foram publicados com destaque na Travel Weekly, revista inglesa especializada em turismo.