Com perspectiva de hotéis lotados no período de novembro deste ano até março de 2011, a Bahia deve registrar a temporada de verão mais concorrida dos últimos dez anos.
A expectativa é da Secretaria Estadual de Turismo, que projeta um fluxo de 6,6 milhões de visitantes durante a alta estação.
A perspectiva é baseada em dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) que registrou um fluxo turístico anual de 9 milhões de pessoas na Bahia no último levantamento realizado em 2008. “Esse período de alta estação representa dois terços do nosso fluxo total”, calculou o secretário de Turismo, Antonio Carlos Tramm, durante entrevista coletiva na ABAV, no Rio de Janeiro.
O perfil dos visitantes que chegam à Boa Terra é bem variado, mas há um grande destaque para os mineiros, paulistas e os próprios baianos, viajando pelas 13 zonas turísticas do Estado. Os dois destinos mais visitados são Salvador e Porto Seguro, mas localidades como a Chapada Diamantina, o Litoral Norte e as costas do Cacau, Baleias e Dendê também recebem muitos turistas durante a alta temporada.
É o caso de Morro de São Paulo, no município de Cairu, que nos últimos feriados prolongados registrou uma grande taxa de ocupação. De acordo com o empresário Antonio Berti, os hotéis da região ficarão lotados durante o Réveillon e no restante do verão. “Quem ainda quiser passar os festejos de fim de ano por lá terá de correr”, contou Berti.
Em Salvador e Litoral Norte a situação não é diferente.