Percorrer o caminho histórico do Itupava, na Serra do Mar paranaense, é mais que uma aventura: trata-se de uma oportunidade de vivenciar a história. O trecho foi aberto por volta de 1625 e, atualmente, grande parte de seu calçamento está preservado, depois de ter passado por um trabalho de revitalização. O trajeto pode ser percorrido em aproximadamente sete horas de caminhada em meio à mata atlântica.
Os amantes de trekking têm na rota uma boa oportunidade de praticar o esporte, e bem pertinho de Curitiba. A Terral Expedições está formando um grupo para percorrer os 17 quilômetros do trajeto neste domingo (15). A caminhada, no entanto, começa em Morretes, subindo a trilha, em vez de descê-la.
O motivo é que, embora seja mais cansativo, o aproveitamento é melhor e o passeio torna-se mais seguro, já que as possibilidades de escorregões são menores e também evita-se dores e lesões nos joelhos e articulações. A chegada se dá em Borda do Campo, no município de Quatro Barras, Região Metropolitana de Curitiba.
A saída da capital para Morretes está programada para as 7h. Durante o passeio, os participantes atravessam cinco rios e caminham pelas calçadas históricas de pedras irregulares que compõem o Itupava.
A subida mais desafiadora fica pouco depois da estação de trem de Nossa Senhora do Cadeado. Fôlego recuperado, o roteiro contempla ainda o que restou da Casa do Ipiranga para, depois, empreender a última subida até o Morro do Pão de Loth.
Vencido este trecho, o grupo chega ao primeiro planalto paranaense, por volta das 18h30. Para finalizar, haverá um café colonial em Piraquara. A chegada em Curitiba está prevista para as 20h. O passeio custa R$ 105 por pessoa, com lanche opcional a R$ 10. Inclui transporte, guias e seguro. Informações: (41) 3352-1219.