As altas temperaturas são um convite aos esportes na água, como o rafting. |
Misture a cultura imigrante alemã e italiana com o índio e o gaúcho serrano. Assim é Canela, um dos mais bonitos cenários da Serra Gaúcha. As belezas e atrações dessa terra você acompanha hoje na segunda matéria da série sobre o projeto Veraneio na Serra. A iniciativa pretende mostrar que os roteiros mais procurados no inverno também podem ser excelentes opções no verão. O projeto incluí as cidades de Canela, Nova Petrópolis, Gramado e São Francisco de Paula.
As belezas naturais são os grandes atrativos de Canela, cidade que foi presenteada com inúmeras cachoeiras, vales e quedas d?água. Na região também é possível visitar diversas fazendas, que oferecem desde comidas típicas, até um complexo com piscinas esportes de aventura e cavalgadas.
Como a cidade oferece uma diversidade de opções, a dica para quem chega em Canela é dirigir-se à Central de Aventuras. No local se obtém informações sobre todas as atrações da cidade e também se adquire o Passaporte dos Parques, que reúne 24 atrações turísticas com vales-descontos e indicações de endereços.
Nessa época do ano, a temperatura agradável é convidativa para passeios ao ar livre. Para os mais aventureiros as opções são o trekking, pêndulo, tirolesa, rapel ou rafting. Uma das novidades da região, inaugurada há cinco meses, é o Alpen Park, que oferece uma modalidade inédita no Brasil: pista de trenó que desliza sobre trilhos.
A tecnologia veio da Alemanha e o trajeto é feito em uma pista de novecentos metros, construída dentro de um parque de quatro alqueires. Os trenós transportam até duas pessoas e não ultrapassam quarenta quilômetros por hora.
Tradição
No Parque Estadual do Caracol, um dos pontos turísticos mais famosos de Canela, também há novidades. Um elevador panorâmico foi instalado para facilitar a observação da Cascata do Caracol, uma cachoeira de 131 metros que despenca por rochas de formação basáltica. Para quem tem disposição para longos passeios, também é possível descer bem perto da cachoeira, através de uma escadaria com 927 degraus.
No local também há infra-estrutura com mirantes, restaurantes, área de lazer, artesanato e trilhas ecológicas. Outra opção para a contemplação da cachoeira é o teleférico com cadeiras de ferro que deslizam por cordas de aço.
Uma verdadeira volta ao passado. Essa é a impressão que se tem ao visitar o Castelinho Caracol, uma residência construída entre 1913 a 1915 pela família Franzen. Hoje tombada pelo Patrimônio Histórico – mas mantida por uma neta do casal Pedro e Heloísa Franzen -, a casa foi toda construída com madeira de Araucária, tendo como peculiaridade a não utilização de pregos na montagem das paredes, mas apenas encaixes e longos parafusos.
Os móveis da época – a maioria construídos pela família – e utensílios usados pelos imigrantes foram mantidos nos cômodos. No Castelinho, o turista também pode saborear a culinária alemã, servida todas as tardes na casa.
Um dia na fazenda
Um roteiro quase que obrigatório para quem visita o Rio Grande do Sul é conhecer as tradições gaúchas. E se isso for na região da serra, ficará ainda mais interessante. A Fazenda Passo Alegre oferece opções de cavalgadas pelos campos de cima da serra, feitas em trilhas por campos nativos.
No trajeto é possível conhecer lugares como a Usina da Toca, a hidrelétrica construída em 1930 e ainda em funcionamento; e o Passo do Inferno, que abriga a mais antiga ponte de ferro do estado, com um vão de 78 metros e vista para a cascata do Parque da Cachoeira.
As cavalgadas podem ser feitas em passeios de três horas, dois dias ou sob a luz do luar, sendo que todo o percurso é acompanhado por cavaleiros experientes. Na Fazenda Passo Alegre o visitante também saboreia um tradicional churrasco campeiro e pode desfrutar de áreas para pesca e partidas de futebol e bocha.
Todas as atividades na fazenda são supervisionadas por “seu” Inge Mayer-Ott, um simpático gaúcho que há oito anos transformou a área em um ponto turístico. Inge faz questão de contar que a fazenda já foi visitada por pessoas de 55 países, das quais, 22 mil cavalgaram pelos campos da região.
Já no Parque Fazenda da Serra, além das cavalgadas, o visitante pode conhecer toda a rotina de uma fazenda. Nos quatro mil hectares de área há criação de animais como cavalo crioulo, ovelhas suffolk e gado devon e holandês.
O parque conta também com uma ampla estrutura de lazer, com piscinas, lagos, quadras esportivas e jardins, bem como restaurante com comida típica e área para exibição de provas eqüestres. (RO)
No próximo domingo, a série de matérias sobre o projeto Veraneio na Serra continua, mostrando os atrativos da cidade de São Francisco de Paula.
Onde obter mais informações
Canela tem uma estrutura hoteleira com mais de três mil leitos distribuídos em hotéis e pousadas. O comércio local oferece opções em couro, malhas, artesanato e móveis artesanais.
Seguem os telefones pelos quais o turista pode obter mais dados sobre os principais pontos turísticos e passeios da cidade:
Central de Informações -(54) 282-7822.
Jm Turismo de Aventura -(54) 282-1255
Alpen Park -(54) 282-9752
Parque Estadual do Caracol – (54) 278-3035
Teleférico – (54) 504-1405
Castelinho Caracol -(54) 278-3208
Fazenda Passo Alegre -(54) 504-1800
Parque Fazenda da Serra -(54) 282-1824. (RO)