Áureo Berger
A Meia Praia é uma das mais badaladas por reunir parte dos restaurantes e bares do município.

Itapema, um dos municípios que compõem a Costa Esmeralda, no litoral norte de Santa Catarina, destaca-se pela sofisticação. Essa característica é facilmente percebida pelo turista, quando se avista os diversos barcos e iates que flutuam em suas águas. Mas não é só isso. Situada em uma baía cercada por ramificações da Serra do Mar, Itapema oferece também infra-estrutura hoteleira de primeira linha. São aproximadamente três mil leitos. Além disso, há muitas pousadas de bom padrão e campings estruturados.

continua após a publicidade

Voltado ao turismo durante todo o ano, o município tem também um comércio ativo, que inclui quatro centros comerciais, além de um grande número de bares, restaurantes e casas noturnas, que ficam lotados no verão. Parte deles situa-se em Meia Praia, a mais famosa e badalada. Além dela, Itapema reúne também as praias da Ilhota e do Cabeço (própria para surfe); o Canto da Praia, reduto dos pescadores; Praia do Estaleiro e Praia da Ilhota, esta ainda agreste, de mar aberto e ondas fortes.

 
C.Esmeralda Convention Bureau
A noite costuma ser agitada
nas casas noturnas de Itapema, durante todo o verão.

Não se pode dispensar também uma visita à Praia de Itapema, a mais freqüentada e de melhor estrutura de serviços, onde são realizados inúmeros eventos esportivos, e ao Costão de Itapema-Centro, considerado um dos pontos mais bonitos, de onde se pode observar toda a orla marítima.

Os ecoturistas também são atraídos ao municípios já que as belezas locais vão além das praias. A região é propícia para as aventuras ecológicas, com trilhas que cortam a vegetação nativa, nascentes de rios e cascatas. Um dos locais de visita frequente de ecologistas é a Pedra da Gurita, antigo marco da navegação, situado a dez quilômetros do centro. Seu ponto culminante tem 200 metros de altura.

continua após a publicidade

Diversas construções de Itapema remetem à colonização açoriana. São imóveis com peças amplas, paredes de pedra, pé direito alto, portas em madeira maciça e janelas retangulares ou ovaladas no andar superior. A cultura açoriana está presente também no modo de vida dos moradores, como por exemplo na pesca de arrastão, meio de subsistência de grande parte da população.

Turismo rural em desenvolvimento

continua após a publicidade

A maior parte dos turistas que se dirigem a Itapema é atraída pela beleza de suas praias e pela ativa programação noturna. Poucos sabem, no entanto, que o município, situado no litoral-centro catarinense, também tem uma área rural atraente para o turista. Segundo a diretora de Turismo, Marina de Santana, o turismo rural é uma das modalidades listadas como prioridade para serem desenvolvidas este ano. ?Queremos ter formatados pelo menos dez roteiros rurais para o turista que vier para Itapema no próximo verão?, informa Marina. O trabalho deverá ser desenvolvido em parceria com agências receptivas.

O circuito rural de Itapema abrange grandes áreas de Mata Atlântica, montanhas, rios e cachoeiras. Entre as muitas quedas d?água estão a Cachoeira do Sertão, localizada no Morro Feijó; Cachoeira do São Paulinho, no Morro São Paulo. Na Serra dos Macacos nasce o Rio Itapema, onde se encontram as mais belas cachoeiras da cidade. Entre outras, a mais conhecida é a Cachoeira Manarick.

Além das cachoeiras, diversas trilhas em meio à mata formam cenários propícios para o turismo ecológico. Elas cortam as montanhas que compõem a Serra do Mar e podem ser desfrutadas para caminhadas, passeios de motocicletas e até de jipe.

Uma das curiosidades do município é a ?Pedra que bole?. Localizada a três quilômetros do centro da cidade, a pedra se move com o bater da água do mar. Ela é o cenário da lenda de um estrangeiro que se apaixonou pela menina mais bonita do povoado e que, após ferido e atirado ao mar pelo pai da moça, a mesma atirou-se ao mar para junto do namorado. Diz a lenda que os corpos foram retirados abraçados do mar.