O Deserto de Atacama hoje
está entre os principais
atrativos turísticos do Chile.

Qual a idéia que você faz do deserto? Um lugar ermo, sem atrativos ou belezas naturais e sem água!? Então esqueça tudo isso e abra sua mente para as maravilhas naturais do Deserto de Atacama, no Norte do Chile. Turistas do mundo inteiro lotam a pequena cidade de São Pedro de Atacama, atrás de suas maravilhas naturais.

São picos nevados, vulcões ativos, salinas, cânions profundos, gêiseres, vilarejos e ruínas das cidades incas. Tudo isso numa área de duzentos quilômetros, cercado pelo mar e por picos que chegam a até cinco mil metros de altura.

No início, esse era o destino apenas de mochileiros que se aventuravam no circuito entre Chile, Bolívia e Peru e se hospedavam nas casas dos moradores. Mas agora, hotéis e pousadas aconchegantes, além do luxuoso resort da rede Explora, oferecem muito conforto e tranqüilidade para casais em lua-de-mel e famílias inteiras.

Registro do passado

O choque entre duas placas tectônicas há 23 milhões de anos formaram as atrações do Deserto de Atacama. Além da sensação de estar em terreno lunar, seus principais pontos de visitação desvendam o passado da região, que um dia esteve debaixo d?água, como os oitenta quilômetros do vale Salar Atacama, com o que restou do mar. Dessa época, também atraem a atenção dos turistas os vulcões da região, como o Lascar e os gêiseres do El Tatio.

Todos os dias, por volta das cinco horas da manhã, o El Tatio é invadido por turistas que se aglomeram nas encostas do vulcão para assistir ao show de fumaça que sai das dezenas de aberturas no meio do altiplano, atingindo mais de quatro mil metros de altura. Para se aquecerem do frio que faz na região, alguns turistas se aventuram em banhos na piscina de água termal.

A água que desce da encosta é responsável pela formação de lagoas que refletem as montanhas como se fossem espelhos. Próximo a São Pedro, estão Miñiques e Miscanti, as mais bonitas, além das coloridas Laguna Blanca, Laguna Verde e a mais famosa, a Laguna Colorada, já do lado boliviano.

Pacotes

Para conhecer de perto todas as belezas naturais do Deserto de Atacama, há pacotes de viagem oferecidos por operadoras brasileiras, com roteiros de sete dias, como o da Fenix Operadora. São três noites de hospedagem em Santiago, com passeio panorâmico; duas noites de hospedagem em São Pedro de Atacama, com passeio arqueológico pela região de Quitor, Valle de la Luna, Salar de Atacama, Toconao, Vale do Jerez e aos Gêiseres del Tatio e uma noite de hospedagem em Calama, com passeio a Chuquicamata, a maior mina a céu aberto do mundo.

Preços

O preço por pessoa, incluindo partes terrestre e aérea, em apartamento duplo, com café da manhã por todo o percurso é de US$ 1.117, válido para saídas de São Paulo até 10 de dezembro. Mais informações: (11) 3255-4666.

Outro pacote é o oferecido pela Rottero, de Curitiba. O pacote inclui passagens aéreas, a partir de Curitiba, voando Lan Chile; duas noites em Santiago no Hotel Atton com café da manhã; duas noites em San Pedro de Atacama, no Hotel Casa de San Thomas, com café da manhã; uma noite em Calama no Hotel Park Calama com café da manhã; visita ao Solar de Atacama e Laguna Chaxas; visita ao povoado de Toconao e Valle del Jerez; tour arqueológico ao Museu R.P. Le Paige; Igreja San Pedro; praça e feira artesanal, finalizando com visita ao Valle de La Luna ao entardecer. O tour inclui também visitas ao povoado de Caspana, Chiu Chiu e Lasana e à mina de Chuquicamata, a maior mina a céu aberto do mundo

O preço, por pessoa, com hospedagem em apartamento duplo custa US$ 1.119. Não inclui taxas de embarque. Esse preço é válido para embarques até 5 de dezembro. Mais informações: (41) 324 1441. Consulte seu agente de viagens.

continua após a publicidade

continua após a publicidade