Cunha é uma Estância Climática, localizada no Alto Paraíba, no Estado de São Paulo, no antigo entreposto do Caminho do Ouro da Estrada Real, ocupando 1.410 km² de colinas e montanhas aninhadas entre as serras do Quebra-Cangalha, da Bocaina e do Mar. A altitude media é de 1.100 metros e os pontos mais altos são o Pico da Macela (1.840 metros) e o Pico do Cume.
Nos últimos anos vem crescendo o turismo como nova atividade do município, assim como a produção de trutas, cogumelos e artesanato. A cultura local, mostra um legado de costumes e tradições características do ritmo lento da vida no campo. As estradinhas de terra que cortam sinuosamente a natureza são margeadas por residências humildes.
Além da zona rural com paisagens extremamente verdes, a cidade oferece dois parques na área territorial. O Parque Estadual Serra do Mar que preserva importantes áreas como cedro, peroba maçaranduba, canela, ipê, onde se alojam as bromélias, orquídeas, samambaias e lianas. O Parque Nacional da Bocaina oferece vistas panorâmicas incríveis e cachoeiras pouco conhecidas. As cachoeiras, algumas ainda inexploradas, são um sinal da fartura de água, que faz de Cunha uma região de mananciais.
A tradição da cerâmica em Cunha teve início com as antigas paneleiras e ganhou força com a vinda de ceramistas japoneses e portugueses, introduzindo a cerâmica de alta temperatura. Ao longo dos anos, mais ceramistas se instalaram na cidade e hoje Cunha se destaca como o pólo de cerâmica artística de alta temperatura mais desenvolvido do país, pois a qualidade do trabalho dos ceramistas é reconhecida no Brasil e no exterior.
Cunha sempre foi valorizada pelas suas infinitas belezas naturais, clima privilegiado, além da notória produção da cerâmica que tem atraído muitos turistas.