As belezas históricas de Petrópolis

A fundação da cidade de Petrópolis está intimamente ligada ao Imperador D. Pedro I e ao Pe. Correia. Desde que o Imperador pernoitou na fazenda do padre, ficou encantado com a exuberância e amenidade do clima. Petrópolis tem uma localização estratégica e é servida por uma excelente malha viária, com acesso a diversas regiões do País.
O município de Petrópolis possui 5 distritos. Localidades situadas entre o 2º e 5º distritos do município que já chamam a atenção pela beleza natural, ótimas pousadas e restaurantes, mas que agora ganharam status de roteiros oficiais para quem também busca ar puro, turismo ecológico e de aventura, bom artesanato e produtos rurais. Mas o Centro Histórico da cidade também revelam outras belezas.
– Palácio de Cristal: Localizado na antiga Praça da Confluência foi construído nas Oficinas da Sociedade Anônima de Saint-Sauvers Les Arras, na França em 1879, para a Associação Hortícola de Petrópolis, da qual era presidente o Conde D’Eu, marido da Princesa Isabel, destinado a servir de local para exposições e festas. Foi inaugurado em 1884. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, integra o conjunto arquitetônico e paisagístico da Praça da Confluência.
– Praça 14-Bis: A réplica do 14-Bis foi feita pela GE/Celma – uma das maiores empresas petropolitanas – especializada no serviço de reparo de turbinas de avião. É mais um espaço de lazer e cultura que valoriza o Centro Histórico.
– Museu Imperial: Localizado no antigo Palácio Imperial, a residência preferida de D. Pedro II, construída em estilo neoclássico é considerada relativamente simples, para residência de soberanos, mas perfeitamente adaptada à função de casa de campo, sem deixar de ser elegante.
– Casa da Princesa Isabel: Residência oficial da Princesa Isabel e do Conde d’Eu até a Proclamação da República. Nela nasceram os dois primeiros filhos da Princesa Isabel. Após 15 de novembro de 1889, passou a ser ocupada pelas delegações diplomáticas de diversos países e pela Nunciatura Apostólica. Posteriormente, abrigou estabelecimentos de ensino. Tombada pelo IPHAN, conserva as características neoclássicas. Atualmente é  sede  da Cia Imobiliária de Petrópolis, onde também funciona o Antiquário da Princesa, ambos de propriedade da Família Imperial.

Monumentos seculares, clima agradável e paisagens deslumbrantes esperam por você!

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna