A Pagatônia quer atrair
turistas também no verão.

A Argentina se tornará o destino internacional preferido dos brasileiros. Pelo menos é este o objetivo da Secretaria de Turismo e Esporte da Argentina e da Câmara Argentina de Turismo ao promoverem, na última terça-feira, um workshop no Hotel Bourbon, em Curitiba. Eles acreditam que este é um momento muito propício para atrair o turista brasileiro ao país devido, principalmente, à conjuntura econômica favorável. “Hoje, em Buenos Aires, é possível o turista almoçar em um restaurante bom, com toalha de pano e tudo o mais, por 10 pesos, ou seja R$ 10”, comentou o representante-geral da Secretaria de Turismo argentina no Brasil, Ruben Eduardo Ali.

No total, 38 empresários, entre eles hoteleiros, operadores de viagem e cinco casas de tango, apresentaram seus produtos aos agentes de viagens paranaenses. Este ano, o país deverá fazer dez apresentações pelo Brasil, em cidades como São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Florianópolis e Brasília.

No primeiro semestre, aproximadamente cem mil brasileiros visitaram a Argentina, o que representou um aumento de quase 60% em relação ao mesmo período do ano passado. Bariloche e Las Leñas, badalados destinos de inverno e esqui, receberam mais de cinqüenta vôos charters do Brasil, somente em julho. De acordo com o diretor Daniel Machinandiarena, da Emprotur (Empresa de Promoção Turística de Bariloche), agora que o Brasil já conhece e gosta do que a cidade tem a oferecer no inverno, é preciso trabalhar para atrair o turista brasileiro nos outros períodos do ano. Um dos enfoques é para o turismo de aventura e o ecoturismo, que podem ser feitos por toda a família. “Fora a neve, Bariloche tem a oferecer outros atrativos como cavalgada, rafting, canyoning, trekking, pára-pente, além de passeios de barco”, citou Daniel.

Novos destinos

Além de apresentar novas opções de lazer e cultura nas já consagradas Buenos Aires e Bariloche, o turismo argentino quer atrair os brasileiros para outros produtos já consolidados entre turistas europeus e norte-americanos, como a Patagônia (inclusive no verão), Glaciar Perito Moreno e Terra do Fogo, além de incentivar o turismo esportivo (com destaque para os campeonatos de golfe), a pesca esportiva, o turismo de aventura e os eventos. “Que congresso médico não seria espetacular no Glaciar Perito Moreno?”, exemplificou Ruben Ali.

O representante da Secretaria de Turismo argentina destacou ainda como novos produtos Salta e Tucumán, no Norte do país, que estão começando a ser divulgados mais efetivamente somente agora pois ainda recentemente havia alguns problemas em relação à disponibilidade de vôos.

O turismo é o segundo principal gerador de divisas da Argentina. O turista brasileiro que se hospeda em hotéis de categoria quatro ou cinco estrelas em Bariloche, por exemplo, gasta, em média, US$ 1,5 mil pela estada de uma semana. O pacote para este mesmo período, incluindo somente passagens aéreas e hospedagem, custa US$ 700. Em Buenos Aires, há pacotes de quatro dias que custam cerca de US$ 300. Na capital argentina, a média de gasto do brasileiro é de US$ 140 por dia.

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