Andarai, proveniente da língua indígena dos Cariris, os primeiros habitantes dessa região, tendo como seu significado “Rio dos Morcegos”. A cidade foi fundada em 1845, pelo capitão Joaquim de Figueredo, vindo de Minas Gerais com toda sua família e empregada em busca de diamantes e ouro.
Assim foi construída a cidade de Andaraí, com grandes casarões datados dos séculos XIX e XX. Com localização privilegiada, ao lado do rio Paraguaçu, dando acesso à estrada que liga Mucugê a Lençóis. Constituído predominantemente pela Serra do Sincorá, que abrange a maior parte da Chapada Diamantina, situada na região central da Bahia.
Possuindo um sítio de grande beleza paisagística, devido ao modelo de suas serras e amplas chapadas. Essas escarpas permitem o exame de sua geologia, onde tempos atrás foram explorados diamantes e carbonatos.
O principal rio dessa região é o rio Paraguaçu. Após atravessar a serra do Sincorá, desde a localidade de Comércio de Fora, ele a deixa na localidade de passagem de Andaraí, formando a cachoeira da Donana. Logo em seguida, prossegue em direção ao oceano Atlântico, na Baía de todos os Santos. É na serra do Sincorá que há uma concentração de diamantes e carbonato, sendo uma das matérias primas para o garimpo. Este era utilizado de forma artesanal, utilizando ferramentas que causavam baixos impactos ambientais.
Igatu é uma pequena vila de pouco mais de 370 habitantes, localizada em Andaraí, no entorno do Parque Nacional da Chapada Diamantina. Cercada pelo Parque Nacional, possui diversas atrações como rios, cachoeiras e mirantes, além de um grande potencial para prática de escaladas e montanhismo. O turismo cultural também é um dos pontos altos para quem visita o pequeno povoado.