Amplie seus horizontes na Europa

Londres, Paris, Lisboa, Madri. Não há como não se encantar com as principais capitais européias, assim como outras cidades do interior do continente tão conhecidas quanto.

E sempre é motivo para visitar estes lugares em qualquer época do ano. Porém, a Europa está repleta de lugares pouco conhecidos e atrações fora do circuito convencional dos turistas, incluindo alguns patrimônios culturais e naturais da Unesco.

Em geral, são locais um pouco distantes dos grandes centros – nada, porém, que dificulte a visita. Os países da Comissão Européia de Turismo (CET) oferecem diversas opções para incentivar o turista a fugir do convencional. Confira e inclua na sua próxima viagem.

Suíça

No Cantão dos Grisões, na Suíça, é possível conhecer uma miniatura do país. Conhecido como um microcosmo do próprio país, com 150 vales, tem clima, flora e fauna extremamente diversos e assim também é a cultura local.

Em julho deste ano teve as linhas da ferrovia Rhaetian, Bernina e Albula consideradas como patrimônios universais, o que faz dela uma das quatro ferrovias do mundo nomeadas como patrimônio universal da Unesco. Mais informações: www.graubuenden.ch.

Reino Unido

No litoral oeste da Inglaterra, Land’s End é um nome apropriado para o cenário de rochedos de granito, onde dezenas de aves fazem seus ninhos. Também vale a pena visitar Chesil Bank, um trecho de praia coberta por pedras arredondas, resultado da ação das tempestades.

As pedras mudam de tamanho ao longo da praia, acompanhando a força das correntes marinhas. As duas atrações ficam próximas ao condado de Dorset, na região de Wessex.

Na Escócia, a dica é conhecer o Circuito das Ilhas, que passa por corredores de montanhas, praias e pequenas vilas pesqueiras, tendo como ponto final o vilarejo de Mallaig. Já na cidade de Corpach, às margens do Loch Linnhe (Lago Linnhe), há uma bela vista do Ben Nevis, o pico mais elevado da Grã-Bretanha.

Em St David’s, do País de Gales, fica a maior catedral de Gales, a St. David’s Cathedral, erguida no século XII e famosa pelo teto de carvalho entalhado e pelas ruínas de um palácio episcopal medieval. Mais informações: www.visitbritain.com.br.

Polônia

Fotos: Divulgação
Castelo dos Cavaleiros Teotônicos, em Malbork, Polônia, é a maior fortificação gótica em tijolos da Europa.

No Canal Ostrodzko-Elblaski, na Polônia, é possível navegar em um navio na grama. O barco supera a diferença de nível de aproximadamente 100 metros, percorrendo aproximadamente três quilômetros sobre trilhos.

Outra curiosidade é o último depósito de locomotivas a vapor ainda ativo da Europa, localizado na cidade de Wolsztyn e se pode fazer passeios em trem como os entre os anos de 1909 e 1930.

O país tem ainda o Castelo dos Cavaleiros Teotônicos, em Malbork, que é a maior fortificação gótica em tijolos da Europa e a única mina de sal do mundo com estátuas de 130 metros de profundidade, na cidade de Wieliczka. Estas duas atrações estão na lista internacional dos Patrimônios Culturais e Naturais da Unesco.

Alemanha

As reservas naturais da Alemanha, suas biosferas e parques nacionais formam impressionantes paisagens naturais, dotadas de cultura e tradições riquíssimas. Algumas das quais permanecem como únicas sobreviventes de sua espécie no mundo. Mais informações: www.visitealemanha.com.

República Tcheca

Ao sul da República Tchec,a, quase na fronteira com a Áustria, fica Cesky Krumlov, cidade medieval e patrimônio da Unesco que ostenta o maior castelo da região da Boêmia.

O país também se destaca pelas fontes termais com poderes curativos e temperaturas que variam entre 9 e 73 graus. Elas ficam em Karlovy Vary. O local atraiu até produtores de cinema, foi cenário do filme Cassino Royale, de James Bond.

Portugal

Um dos atrativos de Portugal é o resort Povoa Dão, construído pedra por pedra em cima de uma aldeia medieval, perto da Serra da Estrela e que oferece todo o conforto e tecnologia da vida moderna sem perder a sua autenticidade do local. Mais informações: www.povoadao.com.

Espanha

Na Espanha, Cuenca, Patrimônio da Humanidade, conserva museu de arte abstrata e a Catedral Gótica.

A Castilla La Mancha, comunidade autônoma espanhola, tem três parques nacionais e vários espaços interessantes onde convivem diversas espécies de flora e fauna como cervos, corças, raposas, linces e abutres, além de águias.

Entre as cidades mais interessantes está Cuenca, declarada Patrimônio da Humanidade e que conserva um maravilhoso museu de arte abstrata e a Catedral Gótica.

Outro local interessante é Jerez, que sofreu influências de muitas culturas e é conhecida mundialmente pelo seu vinho, Jerez ou Sherry. A cidade é a terra do cavalo cartujano, do touro de lida, berço da arte flamenca. Mais informações: www.turismocastillalamancha.com e www.turismojerez.com.

França

Um passeio inesquecível na França é a trilha G20, que atravessa 180 quilômetros do norte ao sul a ilha da Córsega, subindo até 2.225 metros de altura. No centro, a região da Auvergne tem parques nacionais, vulcões adormecidos e uma espécie de playground para todos os tipos de atividades ao ar livre, além de esconder castelos surpreendentes e igrejas românicas desconhecidas.

Mais ao norte do país, a região da Bretanha é uma península que foi moldada pelo mar durante milênios e dispõe de extensas baías, cabos de granito e arenito, dunas que abrigam numerosas espécies de pássaros e animais raros, centenas de ilhas e litoral mais bem preservado. É uma terra de lendas, rica em história, onde pintores como Gauguin, Monet, Matisse, Renoir e Picasso iam à procura de novas fontes de inspiração.

Já a cidade de Saint Guilhem le Désert é propícia para a meditação e descanso pleno e total. Mais informações: www.visit-corsica.com, www.auvergne-tourisme.info/uk, www.saint-guilhem-le-desert.com e www. britannytourism.com.