Amparo está localizada à 125 km da Capital Paulista. A parte montanhosa do município, proporciona paisagens de rara beleza. Passear pelas calçadas, ruas e praças de Amparo – a Capital Histórica do Circuito das Águas – é conviver, a um só tempo, com o presente e passado.
Rumo aos 200 anos, Amparo conserva um dos mais completos acervos arquitetônicos do Estado de São Paulo, é graças ao esforço de muitos dos seus moradores que preservaram não somente a riqueza material, mas sua cultura e o seu modo de viver.
No entanto, das edificações e do traçado urbano do século XIX, dos tempos da implantação das lavouras cafeeiras no município, dos tempos do apogeu e decadência dessa cultura, muito pode ser constatado. Das casas de porta e janela aos palacetes, dos edifícios religiosos aos prédios dos hospitais, das ruas de paralelepípedos aos jardins, tudo respira uma atmosfera coerente e uniforme.
Em pleno século XXI, Amparo consolida uma posição diferenciada, enquanto município paulista reconhecido por sua natureza exuberante, de clima ameno, águas medicinais e sobretudo por sua consciência em torno da preservação de seu patrimônio arquitetônico e histórico.
Amparo soube deixar o progresso chegar sem abrir mão do valor de suas memórias, gravadas nos monumentos históricos, verdadeiro acervo histórico-cultural de uma Amparo que viveu o apogeu do ciclo cafeeiro brasileiro, nos séculos XIX e XX.
Pelo que a natureza lhe deu e o que sua organização social conseguiu construir e preservar, Amparo é um convite permanente ao lazer e entretenimento no Circuito das Águas.
Quem preferir passar um dia no campo poderá conhecer diversas fazendas que oferecem atividades de turismo rural.
Amparo: Capital Histórica do Circuito das Águas em SP
2 minutos de leitura
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna