O recente conflito no Iraque, a valorização do euro, a instabilidade do dólar frente ao real e a pneumonia asiática são alguns dos fatores que mudaram a lista dos destinos mais procurados para as férias de julho. Para os brasileiros, a Flórida, nos Estados Unidos, está cedendo lugar para os destinos nacionais e para os outros países da América do Sul. No exterior, os pacotes para a Argentina e o Chile já são os preferidos de quem procura as agências de viagens.
Segundo o diretor emissivo da Abav-PR (Associação Brasileira das Agências de Viagem – Seção Paraná), José Roberto Ghisi, “a procura pela América do Sul cresceu cerca de 20% em relação ao ano passado; já as viagens para a Disney, nos Estados Unidos, caíram 50%”, explica.
Ghisi completa dizendo que as viagens para a Ásia, foco da sars (pneumonia asiática), praticamente não estão sendo realizadas pelos turistas. O nordeste brasileiro continua sendo outra boa opção. O lugar mais barato e, por isso, um dos mais procurados, é Porto Seguro, onde é possível passar sete noites por cerca de R$ 1 mil por pessoa.
A Serra Gaúcha também é bastante valorizada nas estações de frio. A Abav-PR alerta os turistas para que tenham muita atenção na hora de fechar os pacotes. Escolher um bom agente de viagens ajuda a evitar problemas.