Cavalgada em uma das propriedades rurais do Vale de Jequiriçá. |
Como muitos turistas têm verificado, a Bahia não é só Salvador, Porto Seguro e Carnaval. O estado tem uma série de opções para quem quer descansar nos belos destinos de praia e o que é melhor: em qualquer época do ano, já que o bom tempo propicia os passeios, as atividades de ecoturismo, os esportes de aventura e os náuticos. O que poucos turistas sabem é que a Bahia é também um destino de turismo rural. Em diferentes zonas turísticas do estado, há hotéis-fazenda, rodeados por paisagens exuberantes, que oferecem ambientes acolhedores e atividades para toda a família. Além de um destino diferenciado, quem quiser fugir do comum indo para a Bahia nesta época do ano também vai encontrar preços bem mais acessíveis.
O Programa de Turismo Rural (PTR) na Bahia teve um avanço significativo entre os anos de 1998 e 2002. O número de propriedades cresceu de 13 para 75, um incremento de 476,9%.
O fluxo de visitantes durante esses cinco anos também deu um salto de 277,2%, passando de 22 mil para 83 mil pessoas. A estimativa é a de que, de 2003 a 2005, ocorra um aumento de 30% ao ano no volume de visitantes e de 20% no de propriedades.
Entre as 75 propriedades cadastradas, nove estão na Costa dos Coqueiros, 21 no Recôncavo, oito no Vale do Jequiriçá, cinco na Chapada Diamantina, duas na Chapada Norte, duas na Costa do Dendê, 24 na Costa do Cacau, uma na Costa do Descobrimento e três na Costa das Baleias.
Atividades
Entre os atrativos e atividades oferecidas pelas propriedades estão passeios em cavalos e charretes, trilhas ecológicas para caminhada, quadras de esportes, caiaques, parques infantis, piscinas com cascatas, pesque-e-pague e pequenas cachoeiras. Entre as propriedades da Costa dos Coqueiros estão: Chamego (fazendachamego@uol.com.br), Rancho Kantagalo (kantagalo@svn.com.br), Rancho Paraíso (casarrara@casarrara.com.br) e Sítio do Meio (analucia@sitiodomeio.com.br).
Na Baía de Todos os Santos, fica o Recanto (71- 322-4344). Já quem preferir fazer turismo rural na Costa do Dendê, a Fazendas Reunidas Vale do Juliana atende pelo telefone (73)-256-8800. Na Costa do Cacau, estão: Fazenda Primavera (fazprimavera@uol.com.br), Fazenda Renascer (terraviagens@terraviagens.com.br) e Fazenda Santo Antônio (73-686-1122). Na Costa das Baleias, o Coqueiral da Guaratiba (guaratibaparadise@pradonet.com.br) e, na Costa do Descobrimento, a Amendoeira (fazendaamendoeira@portonet.com.br).
Quem preferir o cenário da Chapada Diamantina, no coração da Bahia, a opção é a propriedade Bonsucesso, que atende pelo telefone (74) 621-3987 e, no Recôncavo Baiano, a Candeal (liana.almeida@uol.com.br), Resort Clube Eqüestre (71)- 246-1313 ou ainda a Villa Rial (75)-602-4600.
Para conhecer a relação completa das propriedades rurais da Bahia, basta acessar o site www.bahia.com.br.
O que mais a Bahia tem
Localizado na Costa do Dendê e conhecido internacionalmente, o Morro de São Paulo é o principal povoado turístico do arquipélago, com pousadas, hotéis, restaurantes e campo de pouso, além de belas praias, trilhas e passeios de trator.
As praias são identificadas numericamente, com um vasto coqueiral e piscinas naturais com águas claras. Um catamarã parte diariamente de Salvador, levando turistas ao local.
Itacaré
A 428 quilômetros de Salvador e 65 quilômetros de Ilhéus, ostenta um vasto litoral com praias desertas e paradisíacas. O lugar é ideal para a prática de esportes de aventura. Tem monumentos históricos valiosos como a Matriz de São Miguel, com aproximadamente trezentos anos, e a Casa dos Jesuítas. Considerado um dos melhores lugares do litoral baiano para a prática do surfe, Itacaré tem resorts excelentes e restaurantes de qualidade.
Baía de Camamu
É a terceira maior baía do País, só superada pela Baía de Todos os Santos e a Bahia de Guanabara (RJ). Abrange dois municípios: Camamu e Maraú. Tem lugares de beleza indescritível, com praias selvagens e inexploradas. É um dos mais bonitos destinos da Bahia.
Paulo Afonso
Situada na zona turística conhecida como Lagos do São Francisco, desponta no cenário turístico nacional como um dos principais e melhores lugares para a prática dos esportes de aventura e ecoturismo. Os roteiros são diversificados e incluem a prática de esportes radicais, trilhas na caatinga, travessia do Rio São Francisco por meio de teleférico e visita à grande catarata. Fica no norte da Bahia, a 480 quilômetros de Salvador. Tem vôo diário saindo da capital baiana com tarifas acessíveis.
Praia do Forte
Com doze quilômetros de praias ideais para a prática de esportes náuticos, com dunas, coqueiral e piscinas naturais de água corrente no meio do mar, Praia do Forte é uma ótima opção para quem quer curtir Salvador. O local tem uma vida agitada, em particular à noite, e dispõe de uma infra-estrutura de primeiro mundo. O sítio histórico do Castelo Garcia d’Ávila, a Reserva de Sapiranga e as corredeiras do Rio Pojuca são uma boa pedida para quem quer curtir a natureza.
Ilha de Itaparica
Banhada pelo sol, cercada de mar e recifes, com 68 quilômetros de praias, uma bela vegetação tropical, um rico patrimônio cultural e natural, Itaparica é a maior entre as 56 ilhas que pontilham a Baía de Todos os Santos.
Tem pontos ideais para o esporte náutico, principalmente mergulho. As praias são de águas tranqüilas e os bares à beira-mar oferecem culinária variada e deliciosa.