As fortalezas foram construídas por portugueses, holandeses, espanhóis, franceses e marcaram época nos sistemas de defesa de todo o país. Muitas delas preservadas até os dias de hoje e presentes em várias partes, principalmente em cidades litorâneas, não mais como defesa militar e sim, como atrações turísticas, que preservam muito a memória e cultura do país. Veja algumas dessas belezas:

continua após a publicidade

– Forte Orange: Itamaracá (PE): Construído logo após a invasão da Ilha de Itamaracá pelos holandeses em 1.631, no final do século XVII, já ocupado pelos portugueses, o forte passou a ser chamado de Fortaleza de Santa Cruz. Hoje continua sendo chamado de Forte Orange e encontra-se aberto ao público para visitação.
– Forte de Santo Antônio da Barra: Salvador (BA): Foi a primeira fortaleza erguida no Brasil, contruída em 1.536, o monumento teve atuação destacada na Guerra da Independência. Entre 1.602 e 1.702 sofreu grandes alterações quando inclusive, ganhou um novo terraço.
– Forte dos Reis Magos: Natal (RN): Construído por portugueses no ano de 1.598, o forte é banhado pelo Rio Potengi e pelo Oceano Atlântico. O forte é o marco inicial da história do município de Natal.
– Forte São João: Bertioga (SP): Considerado o cartão postal da cidade, o forte foi erguido em 1.532 para defender as vilas de Santos, São Vicente e São Paulo de ataques inimigos indígenas.

continua após a publicidade