Na última década, Berlim ganhou nada menos que 25 museus.

Daqui a 37 dias, a Alemanha vai se tornar o mais badalado destino turístico do mundo. O país-sede da Copa do Mundo 2006 vai receber e unir povos de diversas raças, culturas, línguas e costumes, atraídos pela mesma paixão: o futebol. O país estima que 5,5 milhões de pernoites sejam geradas no período do evento. Quando soar o apito e a primeira bola rolar no campo do estádio de Munique, às 18h (13h no Brasil) no dia 9 de junho, dificilmente outro assunto terá tanto destaque nas ruas e praças, pelos menos dos 32 países participantes.

continua após a publicidade

Doze cidades alemãs foram escolhidas para abrigar os jogos – Berlim, Munique, Colônia, Dortmund, Leipzig, Hannover, Frankfurt, Hamburgo, Gelsenkirchen, Nurembergue, Stuttgart e Kaiserslautern. Elas receberam juntas 1,5 bilhão de euros (cerca de R$ 3,8 bilhões) na construção de novos estádios e modernização dos já existentes.

O sistema rodoviário também ganhou um aporte de 3,4 bilhões de euros (R$ 8,8 bilhões), a fim de facilitar o deslocamento dos torcedores-turistas.

Hora de aproveitar

O suntuoso Portal de Brandemburgo é um dos símbolos da capital alemã.

Bem se sabe que quem for para lá no período da competição, que vai até 9 de julho, estará focado nos jogos, mas quem resiste a fazer turismo num país cheio de atrativos e de natureza tão diversificada?

continua após a publicidade

O palco da maior festa do futebol é um país de 356.978 km2, pequeno se comparado às dimensões continentais do Brasil, porém, é o terceiro maior da Europa e o mais populoso daquele continente, com aproximadamente 82 milhões de habitantes.

De Norte a Sul, diga-se dos pré-alpes até suas praias, do belo Parque de Wattenmeer à famosa Floresta Negra, a Alemanha ostenta uma paisagem bem diversa, um potencial enorme para agradar turistas de diversas idades e gostos.

continua após a publicidade

O país oferece também uma gama de opções para quem procura cultura e história. Somente a capital, Berlim, tem nada menos que 35 teatros e 170 museus. Sem falar na arquitetura encantadora, na música, gastronomia, festivais internacionais e, claro, na cerveja.

Quem for assistir a esta 18.ª edição da Copa in loco – dentre eles cerca de dez mil brasileiros – verá também uma Alemanha unificada e bem diferente da que sediou pela primeira vez a competição, há 32 anos, quando se sagrou campeã.

Em clima de Copa, o Viagem publica, a partir de hoje, em seis edições, matérias sobre as doze cidades-sede da competição. As que abrem a série são Berlim, a bela e agitada capital, e Munique, onde a bola vai rolar pela primeira vez.

Capital será palco da grande final

No dia 9 de julho, as atenções estarão voltadas ao Estádio Olímpico de Berlim, na grande final.

A capital alemã é pura diversão. A cidade, de 3,5 milhões de habitantes, oferece muitos atrativos relacionados com a cultura e a diversão. Berlim está aberta 24 horas por dia oferecendo uma diversidade de opções para sair à noite aos boêmios e freqüentadores de bares, pubs, shows e raves. O modo de vida dos brasileiros faz parte da vida noturna e cultural de Berlim. Seja samba ou capoeira: nos últimos anos seus vários tipos de dança e esporte encontraram muitos fãs. Eventos como o Carnaval das Culturas (desfiles em 4 de junho deste ano) e o Festival de Teatro Brasileiro ?Terra em Transe? no Teatro Hebbel am Halleschen Ufer (de 31 de maio a 7 de junho), assim como os vários grupos de samba e eventos de dança marcaram a alegria de viver dos brasileiros em muitos corações e mentes. A caipirinha já é divulgada em um dos bares ao longo do Spree e as empanadas brasileiras estão no cardápio dos muitos restaurantes latino-americanos.

O Instituto Cultural Brasileiro (ICBRA) e a Sociedade Teuto-Brasileira chamam a atenção do público com grande sucesso para a arte e cultura do país com exposições, leituras e filmes. A partir deste mês, o requinte e a alta gastronomia convidam para o Marlene-Dietrich Platz: Belle et Fou – o jogo do prazer, como é chamado, é um programa que une dança, música e teatro com requinte e alta gastronomia. Um Moulin Rouge moderno – não um pequeno teatro de revista, mas um cenário de primeira qualidade e inteiramente moderno.

Hospedagem

O design atrativo e a arquitetura moderna marcam os novos projetos do mercado hoteleiro de Berlim, que se desenvolveu rapidamente nos últimos anos. Modernidade, estilo e conforto são as tendências das casas na Europa. Com a inauguração de novos hotéis de categorias entre duas e cinco estrelas, a capacidade atual de quase 84 mil leitos será facilmente superada até o fim deste ano. Mesmo após as recentes inaugurações, como o Hotel Lux-Eleven, com design exclusivo, o Miritim Hotel Berlin, orientado para congressos, e o Concorde-Hôtel Berlin, completam os mais de vinte albergues nobres de categoria cinco estrelas em Berlim, o crescimento do setor hoteleiro é contínuo.

Este ano é inaugurado o hotel de quatro estrelas Wallstreet Park Plaza, em Wallhöfen, no centro de Berlim. E até setembro será erguido o Meliá Berlin na Friedrich- strasse, um hotel do grupo Sol Meliá superior de quatro estrelas. Mas o ponto alto será a inauguração do Grand Hotel de Rome do Sir Rocco Forte em julho, em um dos endereços mais nobres de Berlim, perto da Prachtallee Unter den Linden.

Principalmente quando se compara com hotéis de outros países, conforto e luxo são especialmente econômicos em Berlim, onde o quarto dos hotéis de quatro e cinco estrelas custa em média 126 euros.

Museus

Vista panorâmica de Munique mostra o arco Siegestor, portão da vitória construído de frente para o reinado da Baviera.

Após a abertura na última década de cerca de 25 museus em Berlim, entre eles o Gemäldegalerie, o Jüdische Museum e o Filmmuseum, também este ano novos e proeminentes museus estão sendo trazidos para o cenário cultural de Berlim.

No Dia de Pentecostes, o museu histórico Deutsches Historisches Museum (Museu Histórico Alemão) apresentará ao público sua ampla coleção nos espaços luxuosos reformados do museu militar – a mais antiga construção do Pachtboulevards Unter den Linden – com a instalação de uma nova exposição permanente. A mostra oferece uma visão geral de mais de dois mil anos de história alemã.

A ilha de museus de Berlim, o maior projeto cultural da Europa e Patrimônio Mundial da Unesco, atinge este ano mais uma etapa importante na realização do plano mestre firmado em 1999 pelo Conselho de Fundação. Após a reabertura da antiga Nationalgalerie em 2001, a primeira das cinco construções de museus em forma de templos é apresentada com brilho novo e será reaberto em julho o Bodenmuseum como local da coleção de esculturas e do museu de arte da antiguidade tardia e bizantina. Até 2009 o Neue Museum também deverá estar completamente restaurado.

Cultura

Berlim é pura e simplesmente a metrópole da cultura: três casas de ópera, oito orquestras sinfônicas profissionais, mais de 170 museus, mais de 150 teatros e palcos, assim como mais de trezentas galerias colaboram com exposições e eventos para um programa cultural especial e de primeira classe. É difícil a tarefa de escolher diariamente entre os mais de 1,5 mil diferentes eventos.

Compras

Durante todo o período da Copa, o comércio estará aberto por mais tempo. Os berlinenses e os turistas poderão ir às compras de segunda a sábado, das 6h à meia-noite e também nos cinco domingos da Copa, das 14h às 20h. Oferecem seus produtos na capital alemã mais de trinta mil lojas, butiques e casas de design de moda e mais de trinta feiras de antigüidades e cerca de 130 feiras semanais com os mais variados produtos alimentícios e especialidades frescas da região.

A tradicional área de compras na glamourosa Avenida Kurfürstendamm oferece inúmeras lojas de moda e exclusivas butiques de estilistas internacionais, além da loja de departamentos Kaufhaus des Westens (KaDeWe) – a maior da Europa. A Friedrichstrasse, com seus palácios de compras e o centro novo da cidade no Potsdamer Platz também são opções. Também estão presentes em Berlim os famosos estilistas com uma ou mais filiais no Spree: Chanel, Cerruti 1881 e Escada, Kenzo, Prada e Yves Saint-Laurent. Além disso, é possível encontrar moda de estilistas de Berlim, brechós, moda brilhante e curiosidades.

Estréia do Brasil será lá

Marienplatz é a principal praça da cidade, considerada o centro geográfico e social de Munique.

O Brasil e o mundo estarão de olho na capital alemã, quando soar o apito que anuncia o início do primeiro jogo do Brasil na Copa, dia 13 de junho, às 21h (16h no horário de Brasília). O time brasileiro abre a série de quatro jogos da primeira fase realizados em Berlim, que serão fortemente marcados pela atmosfera latino-americana. Nenhuma outra cidade de jogos da Copa terá tantas seleções da América do Sul jogando na primeira fase como Berlim.

E nada mais justo do que prestar uma homenagem aos campões brasileiros, por ocasião da Copa do Mundo, com a inauguração do gramado de futebol do Olympiastadium. É lá também que serão disputadas as quartas-de-final em 30 de junho e a grande final, em 9 de julho.

O Brasil é considerado o favorito absoluto, não só pelos mais de dois mil brasileiros que moram em Berlim, mas também pelos inúmeros amantes do futebol na cidade. A transmissão dos jogos será projetada em telões nos melhores lugares da cidade. Além disso, um programa cultural completo em torno do futebol vai acompanhar a Copa do Mundo.

Informações atualizadas sobre a Copa do Mundo podem ser obtidas no site da Berlin Tourismus Marketing GmbH (BTM): www.berlin-tourist-information.de/fifawm2006.

WelcomeCard oferece descontos

Em Berlim, é oferecido o cartão WelcomeCard. Ele permite viagens gratuitas com os meios de transporte públicos em Berlim e Potsdam (atração principal nos arredores da capital) e descontos de até 50% nas excursões pela cidade, museus e instituições culturais, em restaurantes e lojas. A novidade para este ano é o desconto em locais esportivos. São dois tipos de cartão: com validade de 72 horas ou 48 horas. O produto pode ser adquirido nas três lojas Berlin Infostores do BTM (Brandenburger Tor, Europa-Center e Alexanderplatz / Fernsehturm), on-line: www.berlin-tourist-information.de e em outros lugares como a maioria dos hotéis de Berlim. Os preços são 16 euros para o de 48 horas ou 22 euros para o de 72 horas.

Mais informações podem ser obtidas no site www.berlin-tourist-information.de ou por meio do BTM-Service-Center para reservas e informações: tel.: ++49 / (0)30 / 25 00 25. Entre outras facilidades, é possível efetuar reservas de hotéis ou ingressos para eventos selecionados. O hotline para serviços de turismo é: telefone ++49 / (0)30 / 25 00 24.

Festas e cerveja destacam a bela Munique

O futurístico Estádio Munique-Fröttmaning será o palco de estréia da Copa, no dia 9 de junho.

Milhões de visitantes não resistem ao charme de Munique e a elegem como destino certo na Alemanha. A terceira maior cidade do país reflete muito as tradições bávaras e une o charme da paisagem alpina ao brilho mediterrâneo. Se destaca por realizar a grandiosa Oktoberfest, a famosa festa da cerveja, e exibir muitas cervejarias ao ar livre. É conhecida em todo o mundo também pela arquitetura de seus monumentos, por suas ruas imponentes, óperas, bares badalados, ótima gastronomia, alta tecnologia e ainda pela Pinacoteca de Arte Moderna e a BMW.

No que se refere ao futebol, Munique ficou famosa por sediar os Jogos Olímpicos de 1972 e a final do Campeonato Mundial de Futebol em 1974. Para qualquer turista de primeira viagem, passeio obrigatório inclui visita à Igreja Frauenkirche, símbolo da cidade, e à Praça Marienplatz, com seu toque de sinos. O castelo barroco Nymphenburg, com águas que atravessam seus parques e seus pequenos castelos escondidos, e o Centro Olímpico de 1972, com seus arrojados toldos em forma de pirâmide, também são umas das principais atrações de Munique.

Os apreciadores da pintura ficam maravilhosos quando visitam a Antiga Pinacoteca, construída no período de 1826 a 1836 por Leo von Klenze a mando do Rei Ludwig I. O local aloja as mais importantes e antigas coleções de pintura do mundo com obras-primas européias do século XIV ao XVIII. Já a Nova Pinacoteca é um museu de pinturas e esculturas européias de diferentes épocas dos séculos XVIII e XIX, desde a arte clássica à art noveau.

Uma curiosidade: Munique abriga um dos maiores museus de engenharia e tecnologia do mundo. O Museu Alemão ou Deutsches Museum tem uma área de cerca de 45 mil metros quadrados e oficinas próprias de restauração dos objetos. O museu expõe as mais espetaculares grandezas tecnológicas e científicas criadas pelos seres humanos, focadas em transportes, aeronáutica, astronáutica e a história da física e da química.

Diversão, música, liberdade

Hofbräuhaus é a cervejaria mais famosa do mundo e deve sua origem ao Duque Wilhelm V, que a fundou para suprir sua corte com cerveja. Em três ambientes distintos – na cervejaria ao ar livre, no salão de festas e na choperia no subsolo ?Schwemme? – é garantida muita animação.

A capital da Baviera é o lugar ideal para os amantes do esporte, os participantes ativos, ou os seus espectadores. Quem se sente inspirado pelos campeões pode, por exemplo, correr pelo Jardim Inglês, uma das maiores áreas verdes existentes em meio a cidades do mundo todo, com 373 hectares.

A cidade é considerada também a capital da música e este ano, especialmente, merece ainda mais este título. O trio de diretores das três grandes orquestras dessa cidade promete interpretações de primeira qualidade: James Levine na frente, dirigindo a Filarmônica de Munique, Lorin Maazel com sua Orquestra Sinfônica e Zubin Mehta na Ópera Estadual do Estado Livre da Baviera.

Munique é uma cidade aberta e sem preconceitos, por isso, é sede de uma rica parcela de cultura homossexual. A cidade bávara foi o primeiro membro europeu da International Gay and Lesbian Travel Association (IGLTA).

Welcome Card garante passagem livre

Em Munique, o turista também pode se beneficiar com o München Welcome Card. Com ele, obtém-se passagem livre em todos os transportes públicos no raio da cidade, ao estaleiro aéreo do Museu Alemão e aos castelos em Schleiheim. Além disso, ele é válido para o trajeto de ida e volta ao aeroporto nas linhas S1 e S8. Com o cartão, o turista pode obter até 50% de desconto em cerca de cem museus, castelos e atrações turísticas. O prospecto, que pode ser adquirido na agência de turismo de Munique, informa preços e outros detalhes.

Centros de informações

Diretamente do aeroporto de Munique saem os metros S1 e S8 que seguem até a estação central de trem, onde fica um Centro de Informações Turísticas. São 37 quilômetros entre o aeroporto e a estação.

Já quem chega pela estação de trem encontra o ponto de informações turísticas diretamente na Bahnhofsplatz 2, junto à agência de viagens DER. E quem chegar à cidade de carro, o mais fácil é procurar os centros de informações turísticas localizados no centro da cidade, na estação de trem e na Marienplatz, ao lado da prefeitura. Mais informações: www.muenchen-tourist.de.