Castelos, parques, jardins, gastronomia e turismo judaico. Estes são os principais temas turísticos que a Alemanha pretende reforçar, durante todo este ano, junto ao mercado brasileiro, desde os agentes e operadores de viagem, ao público final.
Segundo a diretora do Centro de Turismo Alemão – DZT, Adriana Martins, pesquisas mostraram que a maior parte dos brasileiros que visitam o país desembarca em Frankfurt ou Munique, cidades servidas com vôos diários a partir de São Paulo. Além disso, esses brasileiros viajam em companhia de amigos ou em casais. ?Mas também tem muito executivo que viaja a serviço e, depois de se encantar, retorna com a família para lazer?, completa Adriana, realçando que Berlim, a capital, é a cidade mais visitada pelos turistas brasileiros. Os monumentos mais visitados na cidade são o Portão de Brandenburgo, o Parlamento, o Museu Pergamon, e tudo o que se relaciona com a queda do muro, e com a vida na Alemanha antes da sua queda.
Quanto às nacionalidades que mais visitam o país, os próprios alemães lideram o ranking, seguidos pelos holandeses, americanos e ingleses. Como se sabe que em uma viagem intercontinental o turista brasileiro aproveita o período para conhecer outros países, graças às facilidades de locomoção e das curtas distâncias, o DZT inicia ações conjuntas com outros integrantes da comunidade européia, como França, Suíça, República Tcheca e Áustria, todos membros da CET- Comissão Européia de Turismo.
Foto: Danielle de Sisti |
Palácios como o Nymphenburg, no oeste de Munique, terão destaque na divulgação da Alemanha no Brasil. |
Junto ao trade turístico, além de participar com estande próprio nas principais feiras de turismo realizadas no Brasil, o escritório da DZT promoverá uma série de workshops em parceria com a TAM em algumas capitais, divulgando o destino Alemanha, e ainda concentrará esforços na Argentina e Chile.
Segundo o Centro de Turismo Alemão, em 2007, foram registrados 386.622 pernoites. ?É verdade que em relação a 2006 tivemos uma queda de 9,3%, o que não é muito, levando em conta que naquele ano tivemos a Copa do Mundo, quando mais de 10 mil brasileiros foram à Alemanha. Esses números, porém, se comparados a 2005, revelam que tivemos um aumento de 58% em dois anos. É um crescimento muito bom?, diz a diretora.
O DZT tem como missão divulgar a Alemanha como destino turístico no Brasil e América do Sul. Entre outras ferramentas coloca a sua disposição o web site em português www.visitealemanha.com, com conteúdo em português. Basta navegar pelas páginas, selecionar o foco de interesse e clicar em ?Plano de Viagem?. Em pouco tempo obtém-se um guia totalmente personalizado e repleto de dicas de passeios, hospedagem e restaurantes.