Oktoberfest, Fenachopp, Fenarreco, Marejada, Schützenfest, Kegelfest, Musikfest, Oberlandfest, Tirolerfest, Festa do Imigrante e Oktoberfest de Itapiranga.
Festas e mais festas. Tantas que governo catarinense e organizadores resolveram unir-se e criar o Circuito das Festas de Outubro de Santa Catarina.
São onze ao todo. Em comum, a mesma alegria, beleza e tradição vindas dos imigrantes alemães, italianos, poloneses, austríacos, portugueses, açorianos… Não existe idade para freqüentá-las. Agradam a todos, jovens, idosos, famílias e crianças.
Também não importa o seu tamanho. Da gigantesca Oktoberfest de Blumenau à tradicional Oktoberfest de Itapiranga, todas exaltam a música, o folclore, a gastronomia e o prazer de beber cerveja e chope entre amigos. E o que é mais importante, todos os visitantes são bem-vindos e recebidos com um largo sorriso e um brinde à moda alemã: Ein Prosit!
Oktoberfest – Blumenau (dias 7 a 24 de outubro)
A Oktoberfest de Blumenau é a principal das festas de outubro de Santa Catarina. Não é para menos: é a segunda maior festa da cerveja do mundo. Só perde para a de Munique, na Alemanha, na qual foi inspirada. A festa nacional dura duas semanas e meia, tem mais de quatrocentas horas de música e recebe milhares de pessoas. Para os blumenauenses, representa a cultura e os valores preservados desde 1850, quando chegaram os primeiros colonizadores alemães ao Vale do Itajaí.
Com dezoito dias de duração, a festa é garantia de muita diversão. Dezenas de bandas típicas, algumas vindas especialmente da Alemanha, animam os “oktoberfesteiros” nos quatro pavilhões da Proeb (Parque da Oktoberfest). Milhares de litros de chope são consumidos por gente de todo o Brasil e de outros países, num clima de grande alegria e confraternização.
No centro da cidade, o espetáculo fica por conta dos desfiles alegóricos que encantam a multidão; do Bierwagen (carro da cerveja) distribuindo chope pelas ruas; da música das bandinhas típicas em cada esquina e do “esquenta” todas as tardes no calçadão da Rua XV de Novembro. Nos pavilhões, reina a folia e os shows das bandas alemãs, grupos folclóricos, concursos de tomadores de chope, pratos típicos, lojas de “souvenir” e, é claro, a simpatia das “majestades” da festa, a rainha e as princesas da Oktoberfest.
Nos desfiles típicos que acontecem na Rua XV de Novembro, uma das principais da cidade, a descontração fica por conta das alegorias e inventivas “engenhocas”, como a Centopéia, uma superbicicleta com mais de quinze assentos em forma de barril; a Locopéia, réplica de uma locomotiva do início do século passado e a Bondepéia, cópia da antiga estação ferroviária de Blumenau. Essas alegorias compõem o Planetapéia e, junto à rainha e princesas da Oktoberfest, grupos folclóricos e representantes dos tradicionais clubes de caça e tiro germânicos, atraem um público que vibra com o espetáculo.
Informações sobre a principal festa alemã de Santa Catarina podem ser obtidas pelo telefone (47) 326-6901 ou no site
www.oktoberfestblumenau.com.br.Choppemduzia e degustabier marcam a Fenachopp
A Festa Nacional e Internacional da Cerveja – Fenachopp, que acontece de 8 a 12 e de 15 a 17 de outubro, em Joinville, é baseada no mais salutar hábito de beber o precioso líquido. As bavárias da Alemanha, principalmente de Munique, que são amplos espaços onde as pessoas se reúnem para conversar, ouvir música, dançar, comer e, é claro, beber muita cerveja.
Entre as principais atrações da Fenachopp estão o concurso nacional de tomadores de chope em dúzia – choppemduzia, o concurso de degustação de cervejas nacionais e estrangeiras – degustabier, a maratona do barril, em que os participantes correm algumas centenas de metros carregando nas costas um barril de madeira de 23 quilos. O tradicional concurso da rainha acontece durante a festa e as candidatas representam entidades, clubes e empresas.
Para o público da melhor idade, a Fenachopp reserva data e horário especial. A “turma” que passou dos cinqüenta anos não hesita em cair na folia e muitos comparecem com trajes típicos. Personagem símbolo da Fenachopp, o casal Fritz e Frida distribui simpatia divertindo os presentes com um repertório de piadas carregadas de sotaque alemão. Outra atração que já está incorporada à Fenachopp é o choppwagen ou caminhão da cerveja, que percorre diariamente as ruas centrais da cidade, distribuindo chope gratuito para a população. A comida alemã é servida nos restaurantes típicos da Expoville, local da festa, com chope e cerveja das mais variadas marcas.
Informações: (47) 433-5584 ou www.fenachopp.com.br.
Fenarreco
Brusque entrou no roteiro das “Oktoberfestas” em 1986 com a Fenarreco, que tem como atrativo um prato muito apreciado entre os descendentes de alemães do Vale do Itajaí: o “Ente mit Rotkohl”, ou seja, marreco recheado com repolho roxo. A iguaria é degustada com purê de batatas, chucrute, molhos fortes e, naturalmente, um bom caneco de chope gelado.
Na Fenarreco, que acontece dos dias 7 a 24, o visitante encontra um ambiente agradável para se divertir em segurança. No pavilhão principal, a animação fica por conta das bandas típicas regionais, numa mistura de polcas e ritmos brasileiros. A vila gastronômica, além do marreco com repolho roxo, serve outros pratos da culinária alemã como o eisbein (joelho de porco), kassler (chuleta de porco) e o bockwürst (salsicha).
No piso térreo do pavilhão Maria Celina Inhof, local da festa, funciona o Mark Platz (praça do mercado), comum nas cidades européias, onde as pessoas podem comprar os mais variados produtos têxteis da região e lembranças como bonés, bottons, tiaras de flores, trajes típicos, canecos, chapéus, camisetas, entre outros.
Informações: (47) 251-1845 ou www.pmbrusque.com.br.