O “Carnaval de Rua 2010”, retomado pela atual administração municipal, através da Secretaria de Cultura, será aberto como nos velhos tempos em que a festa momesca era promovida em Montes Claros (MG).
Serão preservadas as características tradicionais e data oficial, com desfile do Rei Momo, Rainha e Princesa do Carnaval, em carro aberto.
Na oportunidade, o prefeito Luiz Tadeu Leite repassará a “chave” da cidade ao Rei Momo, que, simbolicamente, comandará os festejos, por quatro dias. Melancias, abacaxis, cocos, diversos gêneros tropicais, em tamanho de quase dois metros, serão parte da decoração do carnaval de Montes Claros, que neste ano retorna às ruas. “Daremos ao carnaval um visual bastante colorido, com ênfase para elementos tipicamente brasileiros e, sobretudo, comuns a todos nós, em nossa região”, ressaltou o artista plástico, Roberto Marques, da Divisão de Cultura, responsável pela elaboração e confecção das alegorias.
O carnaval montes-clarense será realizado na Av. Doutor João Luiz de Almeida, trecho entre a Câmara de Vereadores e a Ponte Preta. Os desfiles dos 19 blocos caricatos acontecerão de 13 a 16 de fevereiro. Cada um dos blocos iniciantes terá 30 minutos para percorrer a avenida, contra 45 minutos que serão concedidos para evolução dos blocos tradicionais. “Sempre que um bloco atingir a metade do tempo da apresentação, inicia-se a apresentação do seguinte. Isso tornará as evoluções dos blocos dinâmicas, atraindo mais a atenção do público”, frisou o secretário de Cultura Ildeu Braúna.