Alagoas pode ser considerado o paraíso das águas

Quem escolhe Alagoas como destino não erra. O estado tem uma das mais belas orlas marítimas do País e está rodeado de praias paradisíacas. No litoral sul, a aproximadamente 90 quilômetros da capital, Maceió, na Costa dos Coqueiros, fica Coruripe, entre os municípios de Jequiá da Praia e Feliz Deserto. O lugar é banhado pelo Rio Coruripe, que deu o nome ao município, também conhecido como Paraíso das Águas.

As praias são de grandes extensões e em toda a redondeza, as belezas naturais estão presentes. Uma das praias mais visitadas é a do Pontal, pois além de ser a mais central, tem o calçadão onde é possível observar os numerosos barcos e jangadas utilizadas para passeios com os turistas ao longo de toda a costa e por suas belas lagunas. O farol, que é utilizado para avisar aos navegantes da presença de recifes de corais poucos metros da costa, é um dos destaques, e forma com o mar ao fundo, o mais belo cartão-postal da região.

A Pousada Paradise oferece hospedagem em 19 chalés.

Outra praia que vale a pena ser visitada é a do Poço. Frequentada por mergulhadores e amantes do sub-marinismo, a praia do Poço forma uma enseada selvagem cheia de coqueiros e com fortes ondas. Seu acesso é feito a pé através da praia de Miaí de Baixo e nas suas proximidades está visivelmente localizado um naufrágio, nas marés baixas. Onde também é comum mergulhar em meio a peixinhos coloridos.

Onde ficar

Uma boa sugestão para hospedagem em Pontal de Coruripe é a Pousada Paradise. O empreendimento tem 19 chalés, piscina e área de lazer. E além de muito confortável, é aconchegante. Alguns chalés oferecem banheira de hidromassagem estrategicamente posicionada em frente a uma janela com vista para ao mar. A sensação é de que as águas são as mesmas. Para mais informações e reservas acesse: www.pousadaparadiseal.com.br.

O jornalista viajou a convite da Revista Negócios e Turismo e TAM.

Novos rumos

Para fortalecer o turismo da região foi criado o Roteiro Integrado da Civilização do Açúcar (Rica) que, além de Coruripe, é composto por Maceió, Marechal Deodoro, Rio Largo, União dos Palmares, Pilar e Maragogi, no Estado de Alagoas. O roteiro, que está inteiramente formatado, abrange a cultura e história da cana-de-açúcar também em Pernambuco e na Paraíba, com visitas a engenhos e comunidades.
O turismo, paralelamente à pesca e à agricultura – em especial o cultivo da cana – está se convertendo em uma das principais fontes de renda da região. E agora, as operadoras de turismo têm mais um destino pronto para ser comercializado. O Rica, contemplado no Programa de Regionalização do Turismo, em parceria com o Ministério do Turismo, Sebrae e secretarias estaduais de Turismo foi lançado em março.

Lagoa Mar premia os melhores do Turismo

Promovida pela Revista Turismo e Negócios, a 18.ª edição do Troféu Lagoa Mar, que aconteceu no dia 20 de março, no Centro de Convenções do Hotel Jatiuca, em Maceió, premiou dez personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do turismo no País. Cerca de 20 jornalistas de diversos veículos de comunicação de todo o Brasil foram convidados e, nos dias que antecederam o evento, conheceram alguns destinos turísticos da região. Segundo o promotor do evento, jornalista Antonio Noya, da Revista Turismo e Negócios, esses profissionais vão divulgar em suas cidades tudo o que Maceió tem de bom. “Com essa programação todo mundo ganha, mas principalmente o Estado de Alagoas, que vai estar nas manchetes dos principais jornais do Brasil”, disse Noya.