O profundo Lago Negro é emoldurado por plantas trazidas da Alemanha. |
Quarto destino mais procurado do Brasil, Gramado é muito mais que lareira e vinho no inverno. A cidade – de pouco mais de trinta mil habitantes – recebe anualmente 2,5 milhões de turistas, que descobriram nesse município do Rio Grande do Sul uma mescla de beleza, requinte, aconchego e encanto. Hoje você acompanha a última matéria da série sobre o projeto Veraneio na Serra, que quer promover como opção de turismo, também no verão, as cidades de Gramado, São Francisco de Paula, Canela e Nova Petrópolis.
Gramado tem 90% da sua receita proveniente da atividade turística e conta com um número considerável de pequenas e médias empresas que se beneficiam da atividade. São indústrias de móveis, fábricas de chocolate, malharias e empresas da construção civil. A agroindústria também é destaque na economia local, uma vez que emprega famílias inteiras de imigrantes – na maioria alemães e italianos – em mais de setenta empresas artesanais que fabricam produtos como vinho, geléia, queijo, pão e bolacha, vendidos em toda a cidade.
O município conta ainda com a maior infra-estrutura receptiva do Rio Grande do Sul, com 8.400 leitos na rede hoteleira, além de bares e restaurantes com capacidade para atender dez mil pessoas simultaneamente. E toda essa organização se justifica, pois Gramado tem uma série de atrativos turísticos e culturais. Isso pode ser observado logo na chegada da cidade, pois dois belíssimos pórticos -na RS-235 e RS-115 – já dão idéia do que o visitante vai encontrar.
Atrações
Entre os roteiros obrigatórios em Gramado estão o Mini Mundo, que consiste na reprodução de uma cidade dinamarquesa, onde tudo funciona. O Parque Knorr – Aldeia do Papai Noel, instalado em uma área de 72 mil metros quadrados, conta com caminhos repletos de flores e bosques, além da mansão que é a uma das primeiras construções em estilo bávaro da região e onde mora hoje o Papai Noel. O Lago Negro foi construído em uma região devastada por um incêndio. Suas águas são profundas e de uma coloração escura e as margens decoradas com vegetação que reúne espécies trazidas da Alemanha. A maior atração do local são os pedalinhos.
A cidade tem ainda curiosos museus que valem a pena ser visitados. Entre eles estão o Tradicionalista Rodeio Velho, do Perfume, do Chocolate, do Piano, de Automóveis (Hollywood Drem Cars) e o Medieval, que reúne brasões, cutelarias, mapas e pinturas. No Cristais de Gramado é possível acompanhar o processo artesanal de fabricação de cristais, junto a um show room de produtos.
Se estiver pela primeira vez em Gramado, não deixe de conhecer o centro, onde estão situadas a Igreja de São Pedro, inaugurada em 1942, a Praça Major Nicoletti e o famoso Palácio dos Festivais, sede oficial do badalado Festival de Cinema de Gramado, que acontece anualmente.
Passeios culturais destacam o interior
A novidade que está sendo difundida em Gramado são dos roteiros de agroturismo, feitos pelo interior do município. O programa reúne natureza, ar puro, riquíssimas paisagens e uma viagem cultural pela história dos colonizadores. São quatro opções de roteiros feitos de Jeep ou em um ônibus Chevrolet ano 1958 – batizado de Princesinha – que partem todos os dias da Praça das Comunicações.
Entre esses roteiros está O Quatrilho, cujo percurso é feito por estradas de chão pelas localidades de Campestre do Tigre e Tapera, que margeiam cascatas, vales e plantações. Ele recebeu esse nome porque nessa região viveram os imigrantes italianos que serviram de inspiração para o livro e o filme – que concorreu ao Oscar na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
Traição
O Quatrilho é um romance que contra a história de dois casais amigos que se unem para poder sobreviver e decidem morar na mesma casa. O tempo faz com que a esposa de um se interesse pelo marido da outra e, sendo correspondida, acaba fugindo para recomeçar a vida. Os parceiros traídos vivem uma experiência dramática e constrangedora, mas também acabam juntos.
Durante o passeio, a Princesinha passa por propriedades que pertenceram aos casais e que ainda mantêm algumas peças originais da época, como o moinho de trigo.
O passeio inclui ainda uma visita à propriedade da família Lazaretti, onde é possível passear por um parreiral e degustar vinho de fabricação caseira e a graspa, uma espécie de bebida destilada feita à base de uva. Já no mirante à beira da estrada, a parada é para admirar a beleza da Serra Gaúcha, tendo como pano de fundo a cidade de Nova Petrópolis.
O roteiro encerra em outra propriedade rural, da família Ramm, que recebe os visitantes com um saboroso café típico alemão. Todos os produtos servidos são fabricados pela família e incluem especialidades como Strudel – a tradicional torta de maçã -, lingüiça defumada, morcela, geléias, pães e cucas. Para quem quiser “pagar os pecados” da gula, ainda pode fazer caminhadas pelo bosque de pinheiros. (RO)
Contatos na cidade
Para saber mais sobre Gramado é só acessar o site www.gramadosite.com.br.
Para saber mais sobre os roteiros de agroturismo:
Hotel Lagheto Viale: (54) 286-1550
Café Típico Ramm: (54) 9953-0003
Roteiros de Agroturismo: (54) 286-2476 / (54) 295-1300
Roteiro O Quatrilho: (54) 9112-0984
Informações Turísticas: (54) 286-1475