A certificação profissional se tornará realidade em poucos meses para diretores, funcionários e proprietários de agências de viagens. Após a assinatura do convênio com o Instituto de Hospitalidade durante o evento da Abav, foram iniciados os trabalhos de adequação dos critérios de certificação para a realidade profissional das agências de viagens. Definiu-se que, na seqüência, será efetuada uma análise dos instrumentos de avaliação e, logo no início do ano, um encontro técnico com todos os instrutores do Icabav e outros profissionais aptos a serem capacitadores, visando a certificação em cada estado.
O planejamento foi aprovado pela diretoria da Abav Nacional – representada na reunião pelo presidente Tasso Gadzanis, pelo vice-presidente Antônio João de Azevedo, pelo diretor do Icabav (Instituto de Cursos da Abav) José Menezes Lourenço e pela diretora-superintendente Isa Garbin. Para discutir os critérios técnicos da certificação, participou do encontro o diretor do Instituto de Hospitalidade Luiz Carlos Barbosa. Pela avaliação da diretoria da Abav, o exame para certificação profissional de agentes de viagens poderá ser disponibilizado em poucos meses.
Segundo Luiz Barbosa, o profissional passará, em primeiro lugar, por uma avaliação diagnóstica, para avaliar suas necessidades técnicas, além de dar objetividade e racionalidade ao treinamento, evitando desperdícios dos recursos aplicados. Depois, será realizado o exame para a certificação.
O vice-presidente da Abav Nacional, Antônio Azevedo, que é coordenador do projeto, destacou o ineditismo da ação: “Transformar a certificação em realidade é mais uma prova de que a Abav prioriza a valorização profissional. E será um verdadeiro diploma do agente de viagens e uma ferramenta essencial para fortalecer a categoria”. O presidente da Abav Tasso Gadzanis acrescenta que o convênio é fundamental para a distinção dos bons profissionais no mercado.
“A parceria com o instituto é perfeita porque é uma das entidades que possuem maior nível de especialização em turismo”, afirmou.