Especializadas em noivos, esotéricos, deficientes, homossexuais. As agências de viagens brasileiras estão incrementando seus negócios com o atendimento de nichos específicos. Há agências para as mais variadas demandas, inclusive para quem já passou dos 60 anos e quer agora aproveitar a vida viajando.

Para a terceira idade, a empresa Apel, de São Paulo, oferece roteiros de lazer recheados de cultura. “Notamos que esse público quer ir além da simples observação; quer se aprofundar e conhecer detalhes importantes e históricos que cercam o local visitado. Por isso, os roteiros que criamos são ricos em cultura”, diz Almenor Tacla, diretor da Apel.

Segundo Tacla, não há um local mais procurado por esses turistas. “Eles viajam por todo o Brasil, incluindo excursões pela própria cidade, passando por locais históricos de Minas Gerais, até Fernando de Noronha.”

Hoje, aproximadamente 20% da receita gerada pelo turismo no País vem do público da terceira idade.

No leque de opções estão também operadoras que fazem roteiros bioturísticos – levando cientistas e pesquisadores à Amazônia, em busca de amostras de animais e vegetais para estudo; agências que trabalham para o público GLS – principalmente na época de Carnaval, e até agências que atendem exclusivamente noivos, sugerindo e criando pacotes de viagens de lua-de-mel.

Nesse caso, as operadoras elaboram com os noivos um plano e orçamento de viagem e abrem uma lista da qual os parentes, amigos e convidados participam dando um apoio financeiro.

No Rio de Janeiro, dois professores criaram recentemente uma agência de turismo para deficientes físicos e portadores de doenças mentais, que reúne profissionais especializados no atendimento a esse público e promove e orienta passeios pela cidade. Quem busca um contato mais profundo com a natureza e equilíbrio interior já pode contar com empresas especializadas em turismo esotérico, que cria roteiros incluindo lugares místicos, misteriosos, como São Tomé das Letras, no sul de Minas Gerais, cercada de histórias de discos voadores.

continua após a publicidade

continua após a publicidade