A Agência de Gestão do Turismo da Macrorregião Sul, criada no mês passado, começou a dar os primeiros passos. Criado pelos conselhos estaduais de turismo do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o órgão tem como principal objetivo desenvolver o turismo interligado entre as regiões, fomentando e incentivando o setor e as entidades públicas ligadas ao trade. Para atingir suas metas, a Nova Agência de Gestão do Turismo, que não tem fins lucrativos, pretende exercer uma gestão estratégica e compartilhada, realizando programas, projetos e ações de interesse comum aos estados que a compõe, com as outras regiões e até mesmo outros países. Dessa forma, a nova entidade quer obter resultados a curto prazo e garantir a continuidade nas ações de médio e longo prazos.
O Estado do Paraná está representado na agência pelo empresário Marco Antônio de Oliveira Fatuch (Hotel Doral) e pelo presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Curitiba (Sindotel-Curitiba), Emerson Jabur (Restaurante Landerna). Na nova entidade, os dirigentes são os responsáveis pelo setor de alimentação. Participa ainda da nova diretoria o paranaense Ricardo Sanson (Hotel Caravelle), que também é vice-presidente de expansão da Associação Brasileira de Centros de Convenções e Feiras, a Abraccef.
Para Jabur, o principal retorno que a nova entidade espera ter com o fortalecimento do setor e com as melhorias dos destinos turísticos é o aumento no tempo de permanência do viajante na região. Com isso, ele também espera que cresça o gasto dos viajantes que passarem pelos estados que compõe a macrorregião sul, que é o segundo território mais rico do País, perdendo apenas para o Sudeste, que comporta os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. A Agência da Macrorregião Sul terá sede em Florianópolis, Santa Catarina.