Balneário Camboriú, no litoral norte de Santa Catarina, deu início à sua temporada de verão. E a expectativa da Secretaria Municipal de Turismo é a de que esta seja uma das melhores dos últimos anos, aumentando em até 10% o número de turistas em relação aos 960 mil recebidos na temporada 2006/2007.
Segundo o secretário Osmar de Souza Nunes Filho, o Mazoca, o apagão aéreo está motivando o turista a andar mais de carro e, neste caso, destinos que estão próximos aos principais emissores de turistas, como São Paulo e Curitiba, devem ser beneficiados.
A proximidade com as demais regiões do Paraná, também é outro fator que vai estimular a movimentação de turistas em Balneário Camboriú durante o verão. Existe ainda a expectativa de um aumento do fluxo de turistas estrangeiros, principalmente da Argentina depois do Carnaval. São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, estão entre os principais emissores de turistas para Balneário Camboriú.
Foto: Adão Pinheiro |
Praia do Buraco, região norte de Balneário Camboriú. |
O município pretende fazer do réveillon a principal atração do ano em Santa Catarina e um dos melhores do Brasil. Para recepcionar 2008 haverá um show pirotécnico com duração aproximada de 13 minutos, saindo de dois pontos do mar na Praia Central. O espetáculo será piromusical, que, além da queima de fogos de artifício, terá um fundo musical ao longo da Avenida Atlântica, iniciando na Praça Almirante Tamandaré em direção ao Pontal Norte e à Barra Sul.
Outra novidade será a instalação de telões ao longo da orla para que moradores e turistas possam acompanhar a queima de fogos de todos os ângulos. As casas noturnas, por sua vez, são um capítulo à parte no réveillon de Balneário que, para a data, preparam uma programação especial. A previsão do secretário é a de que pelo menos 480 mil pessoas escolham o município como destino turístico para passar o réveillon. Na temporada, segundo ele, a estimativa é um aumento entre 7% e 10% em relação ao ano passado no fluxo de turistas, reeditando o sucesso de anos anteriores. No dia 31, o trânsito na Avenida Atlântica ficará em meia pista, a partir das 8h, entre a Rua 2.500 e a Rua 1.101 e será totalmente interrompido às 20h entre a Rua 2500 e a Avenida Alvin Bauer.
Estrutura e atrativos
Foto: Adão Pinheiro |
Complexo Turístico Morro do Careca, uma das melhores rampas para salto de parapente. |
A escolha de Santa Catarina como o destino preferido dos turistas brasileiros, classificação onde Balneário Camboriú aparece em 6.º lugar na categoria praias em âmbito nacional, também deve contribuir para o aumento do fluxo de turistas durante esta temporada. ?Temos uma cidade estruturada que a cada temporada apresenta uma novidade?, lembra o secretário. No último verão, Balneário Camboriú recebeu 965.643 turistas. Destes, 262.049 eram estrangeiros. Ao todo, estes turistas deixaram no município cerca de R$ 488 milhões.
A cidade, onde 98% dos turistas prometem retornar, possui nove praias para todos os tipos de público e idades. São praias que variam entre a totalmente urbanizada, como a Central, até as mais agrestes, como Taquarinhas. As outras praias que compõem o litoral de Balneário são a do Canto e a do Buraco, ao norte, e Laranjeiras, Taquaras, Pinho, Estaleiro e Estaleirinho, ao sul.
Parque Unipraias |
O bondinho parte do Parque Unipraias e pára nas estações Mata Atlântica e Laranjeiras. |
O fascinante litoral não é o único atrativo de Balneário Camboriú. É famosa também a vida noturna, a diversificada gastronomia, os estabelecimentos comerciais e a infra-estrutura hoteleira. São mais de 18 mil leitos, o que coloca a cidade como uma das que têm a melhor rede hoteleira do País. Os equipamentos turísticos são um capítulo à parte na moderna estrutura turística.
Tem o Complexo Turístico Cristo Luz, um monumento de 33 metros de altura; o Parque Unipraias, único bondinho aéreo do mundo ligando duas praias, o Complexo Turístico Morro do Careca, considerado uma das melhores rampas brasileiras para salto de parapente; o Molhe da Barra Sul e os decks do Pontal Norte.