Com objetivo de incentivar os dois segmentos que mais cresceram no País, a Feira das Américas Abav 2003, que acontece de 23 a 25 de outubro, no Rio, terá um novo setor no Pavilhão 2 do Riocentro Convention Center: o Espaço Aventura e Ecoturismo. O estande, de quinhentos metros quadrados, promete surpresas, como cenários relacionados com esportes radicais de aventura e temas ecológicos.
Para a Abav, chegou o momento de esses segmentos -que têm o maior potencial de desenvolvimento para o mercado brasileiro – terem seu próprio espaço diferenciado dentro da feira. Dentro do setor, as operadoras turísticas especializadas poderão mostrar os novos destinos onde são praticados o turismo de aventura (montanhismo, rapel, tirolesa, etc.) e divulgar também as novas modalidades.
Também serão mostrados os destinos para contemplação da natureza, como novas pousadas dentro de parques naturais.
A Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), organizadora da exposição, passa por um momento histórico importante internacionalmente: este será o primeiro evento da história da associação, fixo em uma única cidade – fato que contribui para atrair mais empresários estrangeiros, interessados em vender o destino Brasil para seus clientes. E, no projeto de fortalecimento de turismo receptivo internacional, a Abav trará mais de cem empresários estrangeiros que nunca visitaram o Brasil.
Portanto, o novo setor deverá ser muito procurado por esses empresários, já que cresce anualmente no mundo o número de turistas em busca de aventura e ecoturismo como forma de aliviar o estresse do trabalho e da vida urbana. O rafting, a descida pelas corredeiras a bordo de um bote inflável, é um dos esportes de aventura mais praticados.