O papel fundamental do agente de viagens como “força construtiva do turismo” foi o tema escolhido pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav Nacional) para o 31.º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens, que acontecerá no Riocentro Convention Center, no mesmo período da Exposição de Turismo – Feira das Américas, uma programação que se estende do dia 22 a 26 de outubro. “O tema escolhido reflete o grau de importância e de responsabilidade do profissional de agência de viagens, que hoje está preocupado em se aperfeiçoar constantemente para se adequar às mudanças do mercado mundial”, explica o presidente da Abav Nacional, Tasso Gadzanis.

A plenária principal, no dia 24, terá como tema “A Nova Política de Turismo: Compromisso com o Desenvolvimento”.

Além da mudança do dia da cerimônia de abertura – do dia 22 para o dia 23 de outubro – a novidade desse ano é que haverá seminários simultâneos no mesmo dia, sempre no horário das 10h às 11h15. “Isso somente foi possível porque a infra-estrutura do Riocentro permite essa oferta técnica, cuja demanda foi constatada por meio de sugestões recebidas dos agentes de viagens associados, ao responderem a pesquisa da Abav”, afirma Isa Garbin, coordenadora-geral do evento.

A Abav recebeu também sugestões dos agentes de viagens para selecionar os temas técnicos mais necessários ao mercado profissional. Para o planejamento administrativo, foi programado o seminário “Gestão financeira simplificada para Agências de Viagens -ênfase em tributação”, que será realizado pelo instrutor do Iccabav (Instituto de Capacitação e Certificação da Abav), Edson Gonçalves, que é diretor da empresa Contatur.

A diretora do Instituto de Hospitalidade, Virgínia Barros, foi escolhida para o seminário de capacitação, abordando a importância da formação profissional do agente de viagens. O tema “Marketing: conheça de forma clara técnicas de gestão”, será ministrado pelos palestrantes Contranio Ricciopo Júnior e Luiz Latini, diretores da empresa paulista Planos América.

Para o setor de receptivo doméstico, os assuntos em pauta são destinos turísticos: revendo a oferta comercial; políticas públicas, infra-estrutura, serviços e segurança; promoção e divulgação no mercado nacional e internacional e turismo sustentável -elementos de diferenciação.

Mais informações sobre os seminários podem ser obtidas no site www.abav.com.br.

continua após a publicidade

continua após a publicidade