Com uma área útil disponível superior ao maior evento da história da Abav, a primeira feira fixa da Associação Brasileira de Agências de Viagens tem boas chances de bater recordes no número de participantes e estandes. A 31.ª Exposição – a ser realizada no Rio, entre os dias 22 e 26 de outubro de 2003 (a abertura oficial será no dia 22 de outubro) – ocupará os pavilhões 2 e 3 do Riocentro Convention Center, com um total de 31.122 metros quadrados.
É uma disponibilidade de espaço 87% superior à maior área de exposições da história da Abav – no evento de 1999, em Curitiba, quando ocuparam-se 16.624 metros quadrados.
A organização do evento Abav também prevê um número superior aos 623 expositores da exposição de 2002 (Recife), por causa da grande quantidade de pré-reservas feitas até agora, incluindo inéditas delegações estrangeiras e empresas turísticas.
A chamada “Feira das Américas” terá formato setorizado, dividido em áreas produtivas: hotelaria, operadoras, cruzeiros marítimos, locadoras, companhias aéreas, imprensa especializada, organizações não- governamentais, além de entidades oficiais de turismo do Brasil e do exterior. Dessa maneira, o expositor poderá optar por instalar-se na área de sua atividade econômica ou, se preferir, no modo tradicional, em estandes cooperados de uma determinado destino turístico.
A setorização também ajudará o agente de viagens visitante, graças à melhor sinalização no pavilhão, além de ganhar mais tempo indo diretamente ao setor fornecedor de seu interesse.
Outra novidade será a volta do projeto Brazil Today, que é resultante dos estudos desenvolvidos pela Abav para promover o turismo receptivo brasileiro – com uma área especial dentro da feira para receber operadores estrangeiros convidados. O projeto havia sido abandonado em 1999 pois os eventos itinerantes impediam o planejamento de viagens desses profissionais vindo do exterior. “A partir da fixação da feira, os operadores estrangeiros poderão agora fazer um planejamento anual adequado para a visitação ao evento”, explica o presidente da Abav Nacional, Tasso Gadzanis.
Segundo o dirigente, a expectativa de maior participação de profissionais estrangeiros se deve aos recentes acordos internacionais de representação, realizados entre a Abav e as principais feiras das Américas e da Europa.
A diretora-superintendente, Isa Garbin, que é coordenadora-geral dos eventos Abav, prevê aumento no número de participantes. “O Rio tem uma grande rede hoteleira que pode receber mais profissionais, além da facilidade de acesso aéreo e proximidade com os maiores pólos emissores de compradores”, avalia. Como já acontece todos os anos, a 31.ª Exposição de Turismo ocorrerá junto com o Congresso Brasileiro de Agências de Viagens, que contará com três seminários técnicos e três plenárias de debates amplos sobre o setor. Já no pavilhão, estarão expostos os produtos e serviços de todos os estados brasileiros, além dos principais destinos mundiais.
A Exposição de Turismo da Abav chega assim à internacionalização e já tem datas fixas, sempre no mês de outubro. O calendário estabelecido para os próximos anos, e sempre no mesmo local de exposição, coloca a Abav em condições iguais de se expandir no mesmo nível das maiores feiras internacionais.
Chega-se a um estágio superior de infra-estrutura e tecnologia, no qual o Brasil terá maior visibilidade no turismo mundial.