Londres tem tanto a oferecer que o turista poderia passar todo o tempo de uma vida apenas em férias lá. Mas assim perderia a oportunidade de conhecer outras cidades britânicas tão atraentes quanto a capital inglesa. A oferta de vôos a baixo custo para os aeroportos regionais significa que as cidades britânicas nunca estiveram tão acessíveis.
Essas cidades estão em constante evolução, com novos restaurantes, arte ao ar livre e centros de compras modernos e espaçosos, tornando-se atraentes para passeios descompromissados. Há uma grande variedade de acomodação disponível também nas cadeias com preços acessíveis como Travel Inn Metro, Holiday Inn Express e Malmaison, até hotéis luxuosos em grandes prédios.
O principal problema seria então… qual cidade escolher? Talvez um final de semana na elegância de Bath, ou dias de apreciação do que há de melhor na Escócia, em Edimburgo? Talvez o Magical Mystery Tour em Liverpool, ou uma visita ao Festival Internacional de Música de Teatro em Cardiff?
Uma resposta seria combinar duas ou mais cidades numa viagem – a Grã-Bretanha é um país compacto, o que faz desta uma opção possível. Para ajudar na seleção de sua próxima parada na Grã-Bretanha, o BTA produziu um guia gratuito de bolso, o “UK City Experience”. Fatos de 23 das mais visitadas cidades britânicas são apresentadas em formato conciso, incluindo os pontos altos das cidades e dicas dos habitantes.
A pouco mais de uma hora de Londres estão as cidades de Bath e Bristol. Bath, com sua arquitetura elegante, é o local da arquitetura dos romanos e de Jane Austen. Bristol é uma movimentada cidade portuária, com histórias de marinheiros e aventureiros. Os romanos estabeleceram um spa em Bath e suas ruínas são fascinantes até hoje. Próximo dali, um spa do século 21 será aberto em outubro, prometendo ser uma nova grande atração da cidade. Uma novidade no calendário de eventos da cidade é o Festival Jane Austen (21 a 29 de setembro), quando será promovida uma autêntica viagem ao passado.
Embora em local privilegiado pelos acessos rodoviários e ferroviários, Birmingham, a 182 quilômetros a Noroeste da capital, tem orgulho de sua rede de canais, que é surpreendentemente maior que a de Veneza e, embora datando da Revolução Industrial, muito tem sido rejuvenescida e alinhada com bares, restaurantes, lojas de grifes famosas e quilômetros de calçadas. A diversidade cultural da cidade está refletida em sua cozinha, com o Balty curry – comida originalmente do Kashmir e Paquistão – se tornando uma especialidade do lugar.
Ao Norte, Liverpool e Manchester são cidades contrastantes que têm uma rivalidade amigável entre seus habitantes. Liverpool é o berço dos Beatles, e o Magical Mystery Tour, que em duas horas visita Penny Lane, Strawberry Fields e as casas onde os Beatles cresceram, é sempre um passeio concorrido. Tome alguns drinks no reconstruído Cavern Club e visite a Beatles Story, para conhecer a trajetória do grupo. A Semana dos Beatles, em agosto, atrai fãs do mundo inteiro.
Manchester tem um ano de eventos especiais. O ponto alto são os Jogos da Commonwealth (25 de julho a 4 de agosto), quando atletas de 72 nações irão competir. Manchester tem uma seleção de museus novos e revitalizados e galerias de arte. Acrescente uma variedade incrível de lojas (Trafford Centre é um dos maiores shoppings britânicos) e você terá uma cidade que atende a todos os gostos.
Edimburgo, a bela capital da Escócia e `cidade-festival’ é destino turístico popular. O Castelo de Edimburgo, o Palácio de Holyroodhouse e a Royal Mile, ligando os dois são bem conhecidos, mas recentes atrações incluem o Iate Real Britannia aberto à visitação no porto de Leith, e o novo museu da Escócia.
Fato não tão conhecido é que Glasgow está por volta de uma hora de distância de trem ou carro. Esta foi uma das mais ricas cidades do império britânico, fato que se reflete na quantidade de prédios do século 19. A cidade tem uma cultura animada de cafés e bares, um dos povos mais amigáveis e lugares soberbos para compras. Não perca o legado art nouveau de Charles Rennie Mackintosh.
Estas são apenas algumas sugestões. O guia “UK City Experience”, disponível gratuitamente no escritório do BTA no Brasil (telefone 21- 2531 1717), inclui 23 cidades, com destaques e principais eventos. O site que detalha as atrações das cidades britânicas pode ser acessado através do site www.visitbritain.com/br, na seção `Idéias de Roteiros’.