Cercada entre serras e água, Delfinópolis é um dos mais belos municípios do sudoeste mineiro. De um lado a Represa de Peixoto e de outros, inúmeras serras, que são berço de centenas de cachoeiras com águas cristalinas, e retrata o que há de mais encantador no cerrado brasileiro.
A fauna da região, é uma das mais ricas do país, abrigando mais de 800 espécies de aves e quase 200 espécies de mamíferos. A região abriga inúmeras espécies ameaçadas de extinção como o tamanduá-bandeira, o veado-campeiro, lobo-guará, pato-mergulhão, a lontra, o macaco sauá, o tatu-canastra e a onça parda, podemos também observar a presença do cachorro-do-mato, a siriema, a ema, o gavião carcará e o gavião-caboclo. Na matas ciliares encontra-se o mico-estrela, os quatis, urubu-rei, jacu, o tucano-açu e o canário-da-terra. O silêncio é imprescindível para quem deseja observar os animais e de preferência passeios de manhã e no fim da tarde.
Delfinópolis possui passeios pelo Parque Nacional da Serra da Canastra, além de ter uma grande quantidade de mananciais que abrigam cerca de 180 cachoeiras.