A cearense Amontada exibe uma variedade de recursos naturais

Ao emancipar-se de Itapipoca em 1985, Amontada ganhou belas praias. A 180km de Fortaleza, o povoamento começou no início do século XVIII, quando índios Tremembés e missionários chegaram ao local. A economia do município gira em torno da pesca, do cultivo do coco, do caju e, ainda, da camarão.

Além das praias de Pedra Comprida, Icaraí de Amontada, de Jiqui, de Moitas e da Enseada dos Patos, Amontada conta com outros atrativos turísticos como as salinas, a barragem sobre o rio Aracatiaçu e o açude Iracema.

Os ventos, na praia de Icaraí de Amontada, sopram a favor dos que procuram condições naturais adequadas para a prática de esportes como o windsurf e o kitesurf. No local, porém, o mar não proporciona apenas fortes emoções.
A tranqüilidade de banhos agradáveis em piscinas naturais formadas por arrecifes de corais é outra opção que a praia oferece, contando ainda com ambiente ideal para a observação marinha. Icaraí de Amontada preserva o ambiente bucólico da vila dos pescadores. Os meios de hospedagem retratam o clima rústico do local, com simplicidade e conforto. Os restaurantes oferecem gastronomia típica de praia, com peixes e frutos do mar em destaque nos cardápios.