Os Pontos de Informação Turística (PITs) de Curitiba atenderam, entre 12 e 25 de junho, 6 mil visitantes. Em grande maioria, torcedores que vieram à cidade acompanhar os jogos da Copa do Mundo.
Somente o PIT montado temporariamente na Fan Zone, na Praça Afonso Botelho, em frente à Arena da Baixada, prestou mil atendimentos. Instalado em um caminhão, era identificado como posto de informação e ficou na área durante todo o período de jogos na cidade.
“Foi uma ótima experiência. O que marcou foi esse espírito de festa que os visitantes trouxeram para cá. Não importava o resultado dos jogos, eles queriam participar da Copa, do evento. O grande exemplo foi dado pelos australianos que, mesmo desclassificados, vieram em grande número para Curitiba e aproveitaram bastante”, comentou Tayene Coelho, que trabalhou no caminhão PIT durante a Copa do Mundo em Curitiba.
Neste local os visitantes foram recepcionados por servidores municipais que dominam outros idiomas, preparados para esclarecer dúvidas e prestar orientações. Além disso, havia material de apresentação da cidade, como mapas mostrando os principais pontos turísticos, guia do torcedor com informações e dicas escritas em inglês, espanhol e russo, guia gastronômico da Abrasel-PR com opções de restaurantes e bares, guia de visitação de Santa Felicidade e brindes. Um monitor mostrava vídeos institucionais da Prefeitura de Curitiba e ajudava na divulgação de campanhas, em especial, a de conscientização sobre o respeito às mulheres e seus direitos e sobre o enfrentamento da violência. A campanha “NÃO que dizer NÃO” foi desenvolvida pelas secretarias da Mulher e da Comunicação Social.
Dentre os visitantes estrangeiros, aqueles que mais procuraram o ponto de informações da Fan Zone foram equatorianos, australianos, argelinos e colombianos que desejavam principalmente informações sobre Fan Fest, Linha Turismo e pontos turísticos e vida noturna da cidade, além de mapas de orientação. “Acompanhar essa festa e a grande interação entre nações foi uma experiência muito boa. Diversas culturas estiveram em Curitiba, convivendo e aprendendo umas com as outras”, disse Tayene.
No espaço destinado à Fan Zone, atendentes do caminhão PIT também interagiram com o público para valorizar a cidade. Além dos turistas estrangeiros, brasileiros de todas as regiões, com destaque para os paulistas e cariocas, marcaram presença nos jogos realizados na capital paranaense.