Fotos: Sanctuaires ND de Lourdes/EURL Basilique du Rosaire |
Lourdes tem apenas 15,6 mil habitantes, mas recebe mais de 5 milhões de turistas/ano. |
Lourdes, um dos mais importantes destinos turísticos religiosos do mundo, completa, no ano que vem, 150 anos da primeira aparição de Nossa Senhora a uma criança, na gruta que é até hoje um dos locais de culto do grande santuário. O fato será lembrado durante todo o ano de 2008 em diversos eventos. O ano jubilar de Lourdes foi apresentado no Brasil durante o Festival de Turismo de Gramado, ocorrido entre os dias 22 e 25 de novembro, na serra gaúcha.
Os eventos têm início oficialmente no próximo sábado, quando acontece a Festa da Imaculada Conceição da Virgem Maria, e termina somente dia 8 de dezembro do ano que vem. ?A idéia é que em todo mês haja pelo menos um evento ligado às doze mensagens de Lourdes, como paz, juventude, voluntariado, pessoas doentes e ecumenismo?, explica Franck Delahaye, diretor de promoção do Escritório de Turismo de Lourdes.
Office de Tourisme de Lourdes/JN Herranz |
Aos pés dos Pireneus, cidade tem também circuitos turísticos de contemplação da natureza. |
Além disso, durante todo o ano, estão previstas missas, procissões, festas, como de Santa Maria, da Ascensão e de Pentecostes; festival de música sacra, entre outros eventos. Um dos principais, no entanto, acontecerá em setembro, quando o papa Bento XVI visitará o santuário. A data ainda não está confirmada. A previsão é a de que, por conta do ano jubilar, a cidade receba um incremento de até 400 mil turistas.
O santuário
O Santuário de Lourdes é composto por onze locais de culto, dentre eles a gruta, a cripta, a Basílica da Imaculada Conceição, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário, a Basílica do Santo Pio X e a Igreja Santa Bernadete. O santuário é aberto a visitação 24 horas por dia.
A gruta é o local onde aconteceu a primeira aparição da Virgem Maria para a menina Bernadette Soubirous, em 11 de fevereiro de 1858. Depois, houve mais 17. No rochedo, logo abaixo do suporte da estátua de mármore branco da Virgem na gruta, vê-se a inscrição: ?Eu sou a Imaculada Conceição?, as palavras da santa em uma das suas aparições.
Já a cripta foi a primeira capela que teria sido solicitada por Nossa Senhora, hoje, com 120 lugares. Franck salienta que o grande diferencial de Lourdes em relação a outros santuários também conhecidos mundialmente é o fato de ele ser um local ecumênico. ?O santuário atrai católicos, muçulmanos, budistas… porque lá se encontram mensagens comuns de todas as religiões?, explica.
Estrutura
Office de Tourisme de Lourdes/JN Herranz |
A primeira aparição foi na gruta, um dos locais de culto. |
Situada a 812 quilômetros de Paris, a cidade, de apenas 15.600 habitantes, chega a receber aproximadamente cinco milhões de visitantes por ano atraídos pela fé. De acordo com o Escritório de Turismo local, 60% são estrangeiros de 140 nacionalidades.
Por conta do grande apelo turístico, Lourdes se estruturou como poucas cidades no mundo de pequeno e médio portes. Na França, ela só tem menos hotéis que Paris. Seu parque hoteleiro soma 240 estabelecimentos, desde os mais simples até os de categoria quatro estrelas luxo, somando cerca de 28 mil leitos. Além disso, conta com cinco residências de turismo, que oferecem 447 apartamentos; 220 quartos em casas particulares e albergues; 12 camping e 3,8 mil camas em pousadas coletivas e residenciais específicas, como as religiosas. Tem também cerca de cem restaurantes, de comida regional e internacional.
A cidade dispõe também de dois aeroportos internacionais – um dentro do território de Lourdes (Tarbes-Lourdes-Pireneus) e outro na cidade de Pau, a 45 quilômetros dali. O Aeroporto Tarbes-Lourdes tem uma grande estrutura para receber e transportar pessoas doentes e/ou com dificuldades de mobilidade.
Além disso, a cidade conta com uma estação de TGV (trem de alta velocidade), que faz ligação com Paris em uma viagem de cinco horas, e boa estrutura rodoviária.
Além da fé
Além do santuário, Lourdes tem outros atrativos. Por se situar dentro do parque dos Pireneus, nome da montanha que é a fronteira natural com a Espanha, tem também atrativos naturais. A cidade tem vários circuitos turísticos, de contemplação da natureza, culturais, esportivos e gastronômicos.
A França recebe anualmente 79 milhões de turistas, persistindo, ano a ano, como principal destino internacional. Deste total, 20% escolhem o país por motivos religiosos e/ou espirituais. Aproximadamente 370 mil brasileiros visitam o país por ano.
Mais informações sobre Lourdes podem ser obtidas nos sites: www.lourdes-infotourisme.com, www.lourdes-france.org e www. lourdes2008.com.
A jornalista viajou a convite do Festival de Turismo de Gramado.