Esta Festa surgiu diante da necessidade de fomentar a comercialização da maçã, e como evento de divulgação do município, fazendo assim um marketing para os meses de inverno. A realização da “Exposição Agropecuária de São Joaquim”, que apesar de ser ainda uma pequena festa de interior, consolidou-se, com grande aceitação do público visitante, e dos munícipios em geral.
Desde então a cada edição foi firmando-se com evento tradicional, imperdível, para passeios, realização de agronegócios e troca de informações técnicas.
E além de tudo a gastronomia com comidas saborosas a base ingredientes da região, os grandes atrativos da festa como os Shows Nacionais e regionais e a espera do frio para que os turistas possam sentir na pele.
A programação da 18ª Festa nacional da Maçã está bem diversificada atraindo a todos os gostos de 16 a 25 de abril de 2010. São Joaquim estará em festa, reverenciando o fruto responsável por boa parte da economia municipal.
Divulgado alguns dos shows nacionais que acontecerão na 18ª Festa Nacional da Maçã, entre eles Victor e Léo, Latino, Zezé Di Camargo e Luciano, Calcinha Preta, GDO do Forró, Cachorro Grande etc, e nas atrações tradicionalistas está Os Serranos, João Luiz Correia, César Oliveira e Rogério Melo, Joca Martins entre outros. Além do 14° Rodeio Crioulo Nacional e da 5ª Nevada da Canção Nativa, que este ano vem com o tema sobre meio ambiente para melhor letra.