Foto: Cavalgadas Brasil |
Trechos do Pantanal, por exemplo, representam desafios para quem cavalga. |
O ato de cavalgar é tão antigo que se confunde com a história dos homens. E esta atividade milenar estará à disposição dos interessados em treze novos roteiros espalhados por oito estados do Brasil. Este é o produto que será lançado pela Cavalgadas Brasil, operadora turística pioneira na oferta regular de viagens a cavalo pelo País, durante a Feiratur – 4.ª Feira Nacional do Turismo Rural, que acontece este mês, em São Paulo.
Para Paulo Junqueira, responsável pelo Bureau de Cavalgadas da Associação Brasileira do Turismo Rural – Abratur, e futuro presidente da Associação Brasileira de Turismo Eqüestre, ?viajar a cavalo pelo nosso País é apaixonante, pois nossa diversidade geográfica e climática, ao lado das belezas naturais, fazem do Brasil um perfeito destino para o turismo eqüestre?.
Esta maneira diferente de conhecer o Brasil, em roteiros de três a sete dias, está dividida em categorias: cavalgar entre praias e dunas – Pipa (RN), Sauípe (BA) e Lagoa dos Peixes (RS); entre lugares com muita energia – Chapada Diamantina (BA) e Chapada dos Veadeiros (GO); em locais históricos – Rota do Jequitibá (SP), Estrada Real (MG), Berço do Mangalarga (MG), Caminho das Tropas (SC), Caminho das Tradições Gaúchas (RS); na terra das adversidades -Pantanal (MS), e entre serras e cânions – Aparados da Serra (RS) e Rio do Rastro (SC).
Junqueira acrescenta que esses passeios recreativos, organizados por terras, serras e que até atravessam águas, com animais de qualidade e guias treinados, já despontam no cenário nacional para um público potencial de 100 mil pessoas. ?A atividade no Brasil foi introduzida por alguns poucos pioneiros, há cerca de vinte anos?, informa o especialista que, durante muito tempo, foi o responsável pela formação e avaliação de programas nacionais e internacionais de cavalgadas.
Serviço
A Feiratur – 4.ª Feira Nacional de Turismo Rural acontece entre os dias 17 e 19 de agosto, das 9h às 18h, no Parque da Água Branca, Avenida Francisco Matarazzo, 455, São Paulo. Entrada franqueada ao público. Informações: www.feiratur.tur.br.